O Verano Brasil, grupo vitivinícola do Vale do São Francisco, conquistou 3 Medalhas de Ouro e teve, ao todo, 10 vinhos tranquilos, espumantes, frisantes e um suco pontuados acima dos 90 pontos na Grande Prova de Vinhos do Brasil (GPVB) 2025. Entre estes, dois rótulos foram eleitos como Melhores do Brasil em duas categorias: Melhor Frisante Rosé e Melhor Corte Branco.
Com organização do Grupo Baco, a avaliação às cegas — considerada a maior de vinhos brasileiros no mundo — ocorreu entre 24 e 27 de março no Hotel Vila Galé (Lapa, Rio de Janeiro). Nesta 10ª edição, um júri com 22 especialistas renomados avaliou um total de 1.007 amostras de 10 estados brasileiros. As medalhas e diplomas serão integralmente divulgadas e entregues em 07 de maio em Bento Gonçalves (RS), durante a feira Wine South America.
*Ouro e dois campeões em suas categorias*
Com 91 pontos, o Espumante Rio Valley Brut Rosé recebeu uma Medalha de Ouro no certame. Elaborado 100% com a uva Grenache, é um borbulhante de perlage fina, boa intensidade aromática e notas intensas de frutas vermelhas como amora, framboesa e morango. Com acidez vibrante, frescor e retrogosto frutado agradável, carrega toda a tipicidade da região.
O Garziera Reserva Malbec também ganhou o Ouro no concurso. Agraciado com 91 pontos, o vinho passou por 6 meses em contato com carvalho francês, exibindo notas intensas de frutas vermelhas e negras, como amora, ameixa e framboesa; com nuances de especiarias, café e chocolate.
“Este vinho é muito especial para nós: já chegou ao mercado com selo da IP Vale do São Francisco e a casta é nossa grande aposta enológica para a região. Ela exibe muito potencial de cor, sabor e aroma, de maneira fiel às suas origens, resultando em vinhos de altíssima qualidade”, ressalta o enólogo e sócio do Verano Brasil, Rodrigo Fabian.
Também com 91 pontos e medalha de Ouro, o Garziera Bivarietal Chardonnay Chenin Blanc foi eleito o Melhor Corte Branco do Brasil. Com novo rótulo lançado recentemente, o vinho é 50% elaborado a partir de vinhedos jovens de chardonnay; e 50% com vinhas jovens e velhas de chenin blanc, implantadas em 1983.
“O corte celebra o passado e o futuro do Vale do São Francisco, num corte que une com vinhedos com mais de 100 safras e uvas que têm se revelado muito promissoras na região”, conta o enólogo Rodrigo Fabian, sócio do Grupo Verano Brasil.
O Frisante Rio Valley Moscatel Rosé recebeu 90 pontos e foi campeão na categoria Melhor Frisante Rosé do Brasil. Elaborada com as uvas Moscato Itália e Moscato de Hamburgo, a bebida foi lançada em 2022 durante o São João de Petrolina – a maior festa junina do Sertão nordestino. Atualmente constitui a principal linha de produtos do Verano Brasil, que elabora cerca de 50 mil litros por mês só da bebida. Ao lado do Frisante Rio Valley Moscatel Branco e Frisante Rio Valley Prosecco, possui distribuição em todos os estados do Nordeste, além de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Brasília, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Os jurados da Grande Prova de Vinhos do Brasil também concederam 90 pontos ao Espumante Rio Valley Brut Branco, Espumante Rio Valley Moscatel Rosé, ao Garziera Varietal Shiraz e ao Espumante Garziera Extra Brut, da linha Reserva. Este último, em especial, se diferencia pelo seu processo de elaboração: metade do vinho base estagiou por seis meses em barricas de carvalho francês, agregando notas defumadas e de especiarias doces; e o espumante descansou por 6 meses com suas borras antes de ser envasado, ganhando estrutura, corpo e uma gama de aromas complexos. “É uma bebida sofisticada e que traz uma experiência sensorial única”, acrescenta Rodrigo.
Confira todas as pontuações:
OURO | Espumante Rio Valley Brut Rosé (2024) – 91 pontos
OURO | Garziera Reserva Malbec (2023) – 91 pontos
OURO | Garziera Bivarietal Chardonnay e Chenin Blanc (2024) – 91 pontos | Campeão na categoria Melhor Corte Branco do Brasil.
Frisante Rio Valley Moscatel Rosé (2024) – 90 pontos | Campeão na categoria Melhor Frisante Rosé do Brasil
Garziera Reserva Cabernet Sauvignon (2023) – 90 pontos
Espumante Garziera Extra-Brut Branco (2023) – 90 pontos
Espumante Rio Valley Moscatel Rosé (2025) – 90 pontos
Garziera Varietal Shiraz (2023) – 90 pontos
Espumante Rio Valley Brut Branco (2024) – 90 pontos
Garziera Varietal Malbec Rosé (2024) – 89 pontos
Espumante Rio Valley Moscatel Branco (2024) – 89 pontos
Espumante Rio Valley Demi Sec Branco (2025) – 89 pontos
Garziera Reserva Chardonnay (2023) – 89 pontos
Frisante Rio Valley Moscatel Branco (2024) – 88 pontos
Garziera Varietal Cabernet Sauvignon (2023) – 87 pontos
Outros produtos:
Suco de Uva Integral Rio Valley Tinto (2025) – 92 pontos
Um retrato do vinho brasileiro
Desde sua primeira edição, em 2012, a Grande Prova de Vinhos do Brasil tem sido responsável por destacar os melhores rótulos de cada safra nacional. “Mais do que um concurso, cada vez mais a GPVB se consolida como uma plataforma de conhecimento, divulgação e promoção dos vinhos brasileiros. Desde a abertura das inscrições até a entrega das premiações estamos trabalhando nossa indústria e seus produtos, levando as informações ao grande público do Brasil e até mesmo exterior”, destaca Sérgio Queiroz, sócio do Grupo Baco.
Sobre o Grupo Verano Brasil – Formado pelas empresas Terroir do São Francisco e Tropical Vitivinícola, o Grupo Verano Brasil representa a força do Vale do São Francisco no mercado brasileiro de vinhos. Sua história tem início em 1975, quando o fundador Jorge Garziera chegou ao Sertão pernambucano para atuar na Fazenda Milano – considerado o marco inicial da viticultura no Vale. Além das conhecidas marcas Garziera e Rio Valley, o empreendimento possui vinhedos e unidades de produção nos municípios pernambucanos de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. Hoje é a empresa que elabora e envasa a maior variedade de bebidas advindas da uva no Nordeste. No total, são mais de 300 hectares de uva em produção nessas duas plantas. Atualmente são produzidos 40.000 litros diários de suco, 100 mil litros de frisantes por mês e mais de 21 milhões de quilos de uva processados por ano. Entre produtos próprios e de terceiros, são 81 marcas produzidas. Hoje o Verano Brasil é considerado um dos maiores impulsionadores da vitivinicultura no Vale, mobilizando mais de 2 mil colaboradores diretos e indiretos.