A Diocese de Juazeiro, em comunhão com toda a Igreja, manifesta pesar pelo falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 21 de abril de 2025, no Vaticano.

Eleito pontífice em março de 2013, o argentino Jorge Mario Bergoglio foi escolhido pelos 115 cardeais que integravam o conclave para ocupar o trono de Pedro, vago desde a renúncia de Bento XVI no mês anterior. Religioso da ordem dos jesuítas, foi o primeiro latino-americano a se tornar papa.

A proximidade do Papa Francisco com o Brasil foi marcada desde o início do pontificado, quando realizou a primeira viagem internacional ao Rio de Janeiro para a 28ª Jornada Mundial da Juventude. Naquela oportunidade, em seu discurso na cerimônia de boas-vindas destacou “Quis Deus, na sua amorosa providência, que a primeira viagem internacional do meu pontificado me consentisse voltar à amada América Latina, precisamente ao Brasil”.

O início do funeral na Basílica de São Pedro será na próxima quarta-feira (23).

A Diocese de Juazeiro expressa pesar pela morte do Papa e comunica que haverá celebração em memória ao Santo Padre nesta segunda-feira (21) às 18h na Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas.

Ascom