Em Casa Nova, Norte da Bahia, a atual gestão reabriu nesta segunda-feira (20), sete postos de saúde que estavam sem funcionamento desde outubro de 2024. As unidades reativadas são as da Vila Malvão, Vila Massu, Cohab Nova, Vila Azul e São Francisco, na sede; além daquelas localizadas nos distritos de Santana do Sobrado e Pau a Pique, na zona rural.
De acordo com o prefeito Anisio Viana, a situação encontrada pela nova gestão na área da saúde pública foi de completo abandono. “Recebemos unidades de saúde em estado deplorável, com prédios estruturais comprometidos, equipamentos básicos inexistentes e uma atenção primária desativada. O que estamos fazendo agora é devolver à população o direito fundamental ao acesso à saúde. Reabrir esses postos é só o começo de um trabalho intenso para reconstruir a saúde em Casa Nova“, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Rosânia Rabelo, reforçou o compromisso da gestão em restabelecer os serviços. “Iniciamos esse trabalho com muito esforço, pois sabemos o quanto a população depende dessas unidades, especialmente nas localidades mais distantes. Vamos trabalhar para reverter esse cenário e oferecer à nossa comunidade o cuidado que merece“, declarou.