A vereadora Maria Elena de Alencar (UB) na ultima sessão da Câmara de Vereadores, cobrou da Governadora Raquel Lyra a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Petrolina. No seu discurso ela disse que, é de extrema urgencia que essa ação seja implementada, e que ela no sentido de ajudar até ja falou com o prefeito Simão Durando, como contrapartida cedesse um terreno ao governo de Pernambuco para que a obra fosse contruida.
A vereadora informou ainda que, no inicio do mês de maio deste ano de 2024, fêz uma indicação ao prefeito Simão Durando solicitando que a doação do terreno fosse efetuada ao governo do estado, e ate identificou o local onde poderia ser construida a Casa da Mulher Brasileira.
O terreno fica localizado no bairro Cohab VI, em um espaço que está desocupado entre as ruas Dom Tomás e Nossa Senhora das Grotas, nas proximidades onde fucionam a Escola Jornalista João Ferreira Gomes, a Escola Ariano Suassuna, a Creche Maria Tereza Brennand, e a igreja catolica Santa Terezinha.
Maria Elena explica que, a ministra das Mulheres Cida Gonçalves participou no dia 23 de fevereiro deste ano em Recife, de uma cerimônia para assinatura dos acordos de cooperação técnica para a construção de três unidades da Casa da Mulher Brasileira no estado de Pernambuco.
E que, as três unidades que serão erguidas, uma ficaria no Recife, outra em Caruaru (Agreste) e outra em Petrolina (Sertão). A solenidade foi realizada junto com a governadora Raquel Lyra, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco. A Casa da Mulher Brasileira faz parte do Programa Mulher Viver sem Violência, instituído pelo decreto federal nº 11.431/2023.
Acrescentou que, a ministra Cida Gonçalves disse que as unidades, que estão sendo implementadas pelo País, prometem atendimento humanizado e multidisciplinar às mulheres em situação de violência, integrando, em um mesmo espaço, os principais serviços especializados, como acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.
Portanto, nada mais do que justo que a unidade de Petrolina seja iniciada, ja que as outras duas ja foram, e não é porque o governo municipal está no campo politico oposto, ele quer ser parceiro, e aguarda só a governadora Raquel Lyra entrar em contato para consolidar a parceria, destacou a vereadora Maria Elena!
.