A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza processo seletivo para a turma de 2025 do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR), em nível de mestrado profissional. Há 18 vagas disponíveis, das quais 6 são para ampla concorrência, 8 são reservadas a candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PcD), duas para servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Univasf e duas para o convênio internacional com a Universidade de Bertoua (UBe), da República de Camarões.
O período de inscrições começou hoje (10) e termina no dia 30 de outubro.
Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, no Sistema de Processos Seletivos (PS) da Univasf. Toda a documentação necessária para efetuar a inscrição está disponível no Edital Nº 23/2024. Podem participar do processo seletivo os portadores de diploma ou de declaração de conclusão de curso de graduação em todas as áreas.
A seleção engloba a proposta de um pré-projeto de pesquisa para a elaboração de dissertação e um produto final escrito em consonância com as linhas de pesquisa do pretenso orientador; a apresentação e defesa do projeto para a comissão de seleção, que ocorrerá de forma remota de 19 a 22 de novembro; e a análise do currículo vitae, a ser realizada no período de 28 a 30 de novembro. O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no dia 13 de dezembro. Todos os detalhes de cada etapa estão disponíveis no Edital.
O PPGExR destina-se à formação interdisciplinar de extensionistas capazes de interpretar e agir não apenas na dimensão técnica, mas também nas dimensões econômica, social, cultural e ambiental. O programa é estruturado em uma área de concentração: Extensão Rural e Desenvolvimento Territorial, e três linhas de pesquisa: Identidade, Cultura e Territorialidades; Processos de Inovação Sócio-Tecnológicas; Ação Extensionista e Convivência com o Semiárido; e Mudanças Climáticas e Tecnologias de Baixo Carbono.
Mas informações estão disponíveis no site do PPGExR.
Portal Univasf