A vinícola Tropical, localizada na cidade de Santa Maria da Boa Vista (PE), no Vale do São Francisco, vai lançar um vinho histórico durante a ProWine São Paulo, entre 1º e 3 de outubro. O Garziera Safras Centenárias, feito com vinhas de Cabernet Sauvignon plantadas há 41 anos, será destaque da região na feira internacional. O vinho está em fase de amadurecimento em barricas francesas e deverá ser oficialmente lançado em 2025.
De acordo com o enólogo Rodrigo Fabian, o diferencial do vinho está nas vinhas antigas que, apesar de terem rendimento menor, produzem uvas de alta qualidade. A vinícola espera engarrafar entre 1 mil e 1,2 mil unidades deste tinto, marcando um ciclo centenário de colheitas no Sertão pernambucano.
Além do Garziera Safras Centenárias, a vinícola apresentará a linha Rio Valley e novos rótulos da linha ‘Reserva’, composta por vinhos de Chardonnay, Malbec e Cabernet Sauvignon, além de um espumante elaborado pelo método charmat longo.
Espumantes baianos em destaque
Outra novidade do Vale do São Francisco são os espumantes da linha ‘Maraví’, lançados pela Vinícola Entre Dois Mundos, projeto do Grupo Wine e Grupo Miolo. Produzidos em Casa Nova (BA), os espumantes Maraví Brut, Brut Rosé e Moscatel já estão disponíveis no mercado, com preços a partir de R$ 59,90.
Os novos rótulos são resultado de um investimento de R$ 18 milhões e destacam o potencial do terroir do semiárido baiano, que se tornou referência na produção de vinhos de alta qualidade.
A ProWine São Paulo, evento voltado para profissionais do setor, reúne grandes nomes da indústria para lançamentos, networking e troca de conhecimento sobre o mercado de vinhos e espumantes. (Fonte: Jornal Correio)