A Justiça Eleitoral da 18ª Zona Eleitoral de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, proferiu uma sentença em desfavor do candidato Victor Moraes Queralvares Glaser, o Aglaílson Victor. A decisão está relacionada à divulgação irregular de uma pesquisa eleitoral (PE-02871/2024), promovida pelo Instituto de Pesquisa Nacional e pela Global Z Consultoria e Negócios Ltda.
A ação foi movida pela coligação Vitória Cuidada Com Amor, formada pelos partidos MDB, Podemos, PMB, PSD, Avante, Solidariedade, Federação PSDB Cidadania, e Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV). A coligação alegou que a pesquisa eleitoral publicada não seguiu as diretrizes estabelecidas pela Resolução 23.600/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Entre as principais irregularidades apontadas, está a ausência da lista detalhada dos bairros onde a pesquisa foi realizada e o não cumprimento dos prazos de registro dos dados, elementos essenciais para garantir a transparência e a imparcialidade da coleta de dados.
Diante disso, a divulgação dos dados da pesquisa está proibida em qualquer meio de comunicação, incluindo redes sociais e veículos de imprensa. A sentença prevê uma multa de R$ 10.000,00 para cada publicação indevida.
O candidato Victor Moraes Queralvares Glaser já foi notificado sobre a decisão.