Os serviços médicos de neurocirurgia estão sendo retomados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), representando uma grande conquista para o atendimento à população da Macrorregião Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco – Pernambuco e Bahia – PEBA, diante da qual o HU-Univasf é unidade de referência para atendimentos de alta complexidade.

Com a recomposição da equipe de profissionais da especialidade, o HU conseguirá aprimorar as avaliações, acompanhamento médico, intervenções cirúrgicas, evoluções, prescrições, acompanhamento pré e pós-operatório dos pacientes atendidos e internados, incluindo consultas ambulatoriais. Os fluxos e as escalas de atendimento já estão sendo progressivamente integrados às operações hospitalares a partir deste mês.

A retomada é resultado de amplos esforços e alinhamentos do HU-Univasf/Ebserh em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE), Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e municípios integrantes da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres) de Pernambuco. Associado às convocações de neurocirurgiões via lista nacional do Concurso Nacional da Ebserh e a realização de processos seletivos simplificados (PSS), o processo licitatório do serviço mostrou-se relevante para garantir a assistência integral dos pacientes, evitando o deslocamento destes usuários para grandes centros urbanos como Recife e Salvador.

“Com o processo gradual de reimplementação dos serviços de neurocirurgia, temos a certeza de que o HU-Univasf fortalece o seu compromisso com a vida dos usuários que necessitam destes serviços e com o SUS, assim como a parceria com órgãos e instituições alinhadas ao seu propósito nas diferentes esferas de governo. Foi uma negociação longa e intensa, mas que já está surtindo efeitos positivos na região”, destacou o gerente de Atenção à Saúde do HU-Univasf, Aristóteles Cardona.