Durante a reunião da direção estadual da Federação Brasil da Esperança realizada nesta terça-feira (13), o PV decidiu retirar a candidatura do deputado estadual Roberto Carlos à Prefeitura de Juazeiro, no norte do Estado.
O comando da legenda definiu ainda apoiar o postulante do MDB, o empresário Andrei Gonçalves, seguindo a posição já adotada pelo PCdoB. A mudança de posição dos “verdes” foi divulgada mais cedo, com exclusividade, pela coluna Radar do Poder.
A federação é formada pelos dois partidos junto com o PT, que ainda mantém a candidatura do ex-prefeito Isaac Carvalho, embora não descarte apresentar um nome alternativo. PV e PCdoB rejeitam Isaac porque o petista segue inelegível. O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, vai levar o assunto para avaliação do governador Jerônimo Rodrigues.
Pesou a favor da decisão do PV de apoiar Andrei o posicionado do ex-deputado federal e ex-ministro Edson Duarte, que é membro da Executiva nacional do partido e natural de Juazeiro. Ele foi o principal defensor desse movimento, que coloca o PT numa situação de desvantagem na federação.
Na convenção municipal da federação em Juazeiro, realizada no dia 5 de agosto, o PT manteve a candidatura de Isaac, enquanto o PV confirmou Roberto Carlos. O PCdoB, seguindo o que era defendido pelo deputado estadual Zó do Sertão, que retirou o nome da disputa, já havia optado por apoiar Andrei, sugerindo que a federação indicasse o vice do emedebista.
Fonte: Política Livre