Um dos grandes líderes políticos do Nordeste foi o saudoso ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Eduardo sempre unificou as oposições e o PSB em torno das candidaturas a prefeito e governador do estado de Pernambuco. Ele foi um grande líder, prova disso foi seu nome ter sido escolhido para disputar a presidência do Brasil. Porém, com o acidente aéreo, Eduardo não conseguiu realizar esse sonho e se tornar presidente.

Por outro lado, bem diferente de Eduardo Campos, o governador Jerônimo Rodrigues mostra sua fraqueza política. Apesar de estar bem avaliado dentro do estado e contar com o apoio do presidente Lula, Jerônimo mostra que é fraco em articulação. Isso se evidencia por sua incapacidade de unir as oposições dentro de Juazeiro, uma das principais cidades do interior da Bahia. Em Juazeiro, a oposição não se une, vivem se digladiando e não definem um nome que possa representar o governador dentro da federação PT, PCdoB e PV. Isso cria um dilema, pois Jerônimo, como chefe maior do PT no estado, deveria unificar essa base, mas não consegue.

O ex-prefeito Isaac Carvalho fará sua homologação na segunda-feira, dia 5 de agosto, mas não terá apoio nem do deputado estadual Zó, nem do deputado estadual Roberto Carlos. Ambos não subirão no palanque de Isaac, caso ele consiga registrar sua candidatura. Os dois deputados devem declarar apoio ao emedebista Andrei Gonçalves, que vai disputar a prefeitura de Juazeiro nas eleições deste ano.

Enquanto Eduardo Campos fez sua história como um grande líder de Pernambuco e do Brasil, Jerônimo vai ficando na história como um governador sem força e sem pulso para resolver uma simples decisão dentro de uma federação na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia.

Alerta

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu uma recomendação aos conselheiros tutelares de Petrolina sobre condutas proibidas no período eleitoral, com base na Lei das Eleições e resoluções do Conanda. Entre as orientações, os conselheiros não devem fazer propaganda política na sede do Conselho Tutelar, usar suas dependências para atividades político-partidárias, ou gravar vídeos, áudios e fotografias com candidatos. Também são proibidos de se identificarem como conselheiros em eventos políticos, e de manifestar apoio ou autopromoção em redes sociais. A promotora de Justiça Tanusia Santana da Silva adverte que a imprudência nessas condutas pode resultar em punições.

Convenção em Exu

No dia 3 de agosto, às 16:40, o Clube do Maçom em Exu será palco do lançamento das candidaturas de Genário Aquino e Dr. Filipe Araújo à prefeitura. O evento contará com representantes dos partidos PSB, Avante e Solidariedade. Genário Aquino, um empresário renomado, se une ao jovem médico Dr. Filipe Araújo, que traz inovação e renovação para a política local. A convenção marca o início de uma nova fase para Exu, prometendo esperança e mudança para a cidade.

Perguntar não ofende

O governador Jerônimo vai entrar em ação em Juazeiro?