“Segundo turno é certíssimo, não tenha dúvidas disso”. Esta é a análise do ex-vereador e pré-candidato a vereador, Gabriel Menezes, em entrevista ao Programa Dupla Conexão na Rádio Ponte FM, na manhã de ontem (09). Gabriel acredita que as eleições municipais deste ano em Petrolina (PE), no Sertão do São Francisco, serão definidas no segundo turno. Em outro trecho da entrevista, Gabriel levanta a hipótese de que o atual prefeito pode não chegar ao segundo turno. “Sabe o que eu acho? Não sou só eu que faço essa leitura: Simão pode nem ir ao segundo turno. Quem sabe o segundo turno será entre Júlio e Odacy, ou entre Julio e Lara, ou entre Odacy e Lara. Tudo pode acontecer, assim como ele pode conseguir levar a eleição, porque a gente sabe que a máquina tem peso”, disse Menezes.
A fala de Gabriel não é isolada, uma vez que muitos acreditam que o prefeito não vencerá as eleições de imediato no primeiro turno. Resta aguardar para vermos o desenrolar desse embate eleitoral na cidade mais importante do Sertão, Petrolina.
Vergonha
Cerca de 60% das cidades brasileiras estão há mais de cinco anos sem realizar concursos públicos para contratar professores para as escolas municipais. Essa baixa frequência de concursos públicos deixa as escolas, especialmente em regiões vulneráveis, sem profissionais qualificados, resultando em uma carência de docentes efetivos. Os dados são de um diagnóstico feito pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em parceria com o Movimento Profissão Docente, que revela que apenas 37% dos municípios realizaram concursos públicos nos últimos cinco anos.
Investimento na educação
A educação em Santa Cruz foi reforçada com a aquisição de um novo ônibus 0 km, equipado com ar-condicionado e acessibilidade para estudantes com deficiência. A prefeita Eliane Soares expressou sua alegria pela conquista, obtida através do programa “Juntos pela Educação” do governo de Pernambuco. Ela agradeceu à governadora Raquel Lyra e ao deputado estadual Jarbas Filho pela parceria na entrega do veículo, que fortalecerá a frota escolar do município.
Perguntar não ofende