A Prefeitura da Vitória de Santo Antão realizou, em 72 horas, um mutirão de entregas para a população. Ao total, foram 15 ações, entre inaugurações e lançamentos, como o da programação do centenário do escritor Osman Lins, na última sexta-feira (05). Ele foi um conterrâneo que elevou o nome do município através de seus feitos literários, como o Fiel e a Pedra, Avalovara, além de Lisbela e o Prisioneiro.
Lins, inclusive, foi o homenageado do São João Vitória do Pé de Serra 2024. “Essa homenagem se estende por todo o mês de julho, havendo programação cultural para todas as idades. Temos que reviver a memória de vitorienses que fizeram nossa cidade ser reconhecida em todo o território brasileiro”, enalteceu Demétrius Lisboa, Secretário de Cultura, Turismo e Economia Criativa.
Entre as entregas esteve a da Praça Luís Boaventura de Andrade, no bairro da Matriz, localizada em frente ao Cineteatro Iracema, que deve voltar a receber apresentações em breve. “Nós daremos aos artistas locais a oportunidade de poder realizar suas peças”, vislumbrou o prefeito Paulo Roberto. O espaço vai compor a Cadeia Cultural Osman Lins.
Vitória também garantiu três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo elas em Água Branca e Santana, como também em Gameleira, na zona rural. Ainda na mesma maratona, houve a inauguração do Laboratório Central da Vitória (LACEV), dedicado à identificação de exames para identificação de esporotricose, leishmaniose, esquistossomose, entre outras doenças.
As comunidades de Mocotó e Outeiro também foram agraciadas durante o ciclo de entregas. As localidades, por sua vez, inauguraram suas agências comunitárias da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Ainda no âmbito administrativo, a comunidade de Pacas contou com a inauguração de uma subprefeitura, assim como já existe em outros centros do perímetro rural. Na Educação, Cacimbas abriu as portas das Escola Municipal Maria Helena dos Santos Dias, que era um antigo desejo dos moradores. A estrutura conta com creche, berçário, biblioteca, refeitório, quatro salas de aula, setor administrativo e área de convivência.
Para ampliar o atendimento de crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento, a gestão também lançou a segunda unidade do Centro Especializado de Atendimento Multidisciplinar Infantojuvenil (CEAMI), na Avenida Silva Jardim. Também houve a inauguração da Clínica do Coração, na Rua Melo Verçosa, que homenageia a Dra. Diva Andrade de Holanda Bastos.
Além das obras supracitadas, o município inaugurou a primeira etapa do Parque Ecológico, no Cedro, e lançou a Arena Vitória, às margens da PE-50. O equipamento contará com um grande complexo esportivo para várias modalidades, incluindo um campo de futebol de dimensões oficiais.
“Continuamos a fazer o melhor em prol das futuras gerações e nossa cidade já comporta grandes obras, por isso, estamos a todo vapor. Vitória é a cidade do futuro, onde as pessoas poderão viver e criar seus filhos com dignidade. Estamos transformando esse lugar numa terra de oportunidades não somente para quem mora nela, mas para quem vier a se tornar vitoriense de coração. O resultado de nossas ações será muito notado daqui a alguns anos”, finalizou Paulo Roberto.