Demorou um pouco mais que o normal, mas parece que o calor chegou para ficar em Petrolina, no Sertão pernambucano. Pelo menos, é essa a impressão de quem anda pelas ruas da cidade. Nos últimos dias, as temperaturas subiram bastante e, segundo a Meteorologia, devem aumentar com a proximidade do verão.

De tanto calor, a vendedora, Eliana Alves, não resistiu ao sorvete. “É a única coisa, tem que se refrescar com água mineral, dindim e picolé, né?”, disse. Com isso os ambulantes estão aproveitando para lucrar vendendo tudo que possa ser refrescante. “A gente vende bastante agora”, comemorou o vendedor, Edson Batista da Silva.

A vendedora, Helenita Bezerra, também tem sentido que os dias estão cada vez mais calorosos. “Está quente demais e nós não temos chuva”, lamentou. O calor demorou mais um pouco para chegar esse ano. Nas últimas semanas, apesar dos dias ainda amanhecerem com céu parcialmente nublado, a possibilidade de ocorrência de chuva na região é baixa, segundo a meteorologia.

Imagens de satélite (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)

“Foi um ano com temperaturas abaixo da média e a expectativa é que agora a partir do mês de outubro, as temperaturas voltem a subir. Mas, mesmo assim, a tendência é que fique um pouco abaixo da média dos últimos anos”, explicou o meteorologista, Emerson Damasceno.

As imagens de satélite mostram que não existem nuvens sobre quase todo o interior do Nordeste. As temperaturas máximas estão em torno dos 35º e a previsão é que elas fiquem ainda mais altas com a proximidade do verão. “A chuva este ano ficou muito abaixo da média climatológica. Choveu aproximadamente 1/4 do que era para chover e a expectativa é que vamos entrar agora no período de chuva a partir de outubro, mas, se seguir como está, vai ficar abaixo da média”, declarou o meteorologista.

Por G1 Petrolina