A Prefeitura de Juazeiro foi representada no ‘Seminário de Disseminação dos Resultados do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe)’. O evento foi realizado em Salvador, nesta quarta-feira (12), para apresentar os resultados das redes municipais de ensino na avaliação SABE de 2023 e os indicadores sociocontextuais para o Índice de Melhoria da Educação (Imed) e promover diálogos entre profissionais da educação sobre práticas educacionais de experiências exitosas.
O evento, que foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e reuniu cerca de 600 participantes. Representaram a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a superintendente Pedagógica, Willany Cunha, o assessor pedagógico, Salvador Alexandre, e a diretora de Ensino Fundamental da Seduc, Olga Ribeiro.
“A programação ofereceu debates muito importantes para as práticas educacionais, apresentando o contexto macro de todas as instâncias que executam o ensino público, a partir de proposta e resultados oferecidos pela avaliação SABE, que realiza um estudo detalhado de como a educação tem se desenvolvido no território baiano. Esse estudo é utilizado como aporte para a dinâmica da educação, contribuindo para a melhoria da educação de todos os municípios da Bahia”, contou Salvador Alexandre.
O SABE
O Sistema de Avaliação Baiano da Educação (Sabe) foi criado para subsidiar o monitoramento da qualidade da educação das redes públicas (estadual e municipais). O Sistema está ativo desde 2007 e produz diagnósticos, fazendo apontamentos de caminhos para o acompanhamento e a realização de intervenções nas escolas. O Sabe desenvolveu dois projetos de avaliação: a Avaliação Externa do Ensino Médio e a Avaliação Externa da Alfabetização.