Em 2015, o Judoca Adenildo Felipe iniciou, na cidade de Curaçá-BA, um projeto social chamado Judô Metanoia, termo bíblico que significa mudança de pensamento. Em 2017, Ailton Gerdean, atual faixa preta 1° dan, assumiu a direção do Projeto que visa a inclusão social e a ocupação de crianças, adolescentes e adultos, afastando-os das drogas e prostituição, e melhorando a saúde, a disciplina, o desenvolvimento escolar e a relação familiar. Segundo Ailton, este são elementos totalmente ligados ao Judô Metanoia que já atende cerca de 70 crianças e 30 adultos com treinos durante a semana inteira, divididos em 3 turmas. “Dentre esses 100 judocas, também temos crianças e adultos com necessidades especiais. O projeto vem se destacando e avançando de forma significativa para toda a comunidade curaçaense, e já foram graduados mais de 300 alunos com certificados de nível nacional”, revelou o Professor.

Desde de 2018, alunos do projeto vêm representando Curaçá em competições de nível estadual, e sempre tiveram sucesso nas suas categorias e trouxeram medalhas para casa. “Em 2022, os 3 atletas que compareceram no circuito baiano se encontraram entre os 10 melhores judocas da Bahia nas suas categorias”, evidenciou Ailton.

Mas nem tudo foram flores; no início houve muitas dificuldades e limitações no caminho. Faltava um espaço próprio, tatames, kimonos e apoio financeiro em geral, como relataram os organizadores. “Então, em 2022 fizemos uma parceria com Murilo Bomfim, o Deputado Zó e a SUDESB (Superintendência de Esportes da Bahia). A situação melhorou. A escola foi comtemplada com: tatames, kimonos e remuneração para o Professor”, concluiu Ailton. “Ainda há muito a fazer, mas hoje o programa consegue acolher mais judocas e possui materiais o suficiente para atender a demanda atual. Em outubro do ano passado, conseguimos estender o apoio por mais 10 meses, pois esse trabalho vem melhorando a vida dos jovens e crianças e as famílias. Continuaremos lutando por iniciativas assim e agradeço a Zó e ao Governador Jerônimo pelo apoio”, explanou o pré-candidato a Prefeito Murilo Bomfim. O Projeto Judô Metanoia tem ganhado força e visibilidade; todas as semanas aumenta a procura de pessoas por vagas nas aulas, segundo dados do Professor.