A prefeita de Sento-Sé, Ana Passos, juntamente com o secretário municipal de Administração, Juvenilson Passos, participou da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, também conhecida como Marcha dos Prefeitos, o maior evento municipalista do país, que aconteceu na capital federal, Brasília, entre os dias 20 e 23 de maio.

Promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a edição de 2024 teve como tema central: Pacto Federativo: um olhar para a população desprotegida, promovendo mais de 60 horas de programação que debateu assuntos de interesse dos municípios. Entre os temas abordados estiveram a Reforma Tributária, a redistribuição dos royalties de petróleo e os desastres enfrentados pelos municípios do país.

A prefeita Ana Passos compartilhou sua perspectiva sobre o evento. “A XXV Marcha dos Prefeitos é uma oportunidade vital para discutirmos as necessidades e desafios que municípios de todo o país enfrentam. A participação neste tipo de debate é muito importante, pois fortalece nossas políticas públicas, além de garantir mais investimentos para o desenvolvimento da nossa cidade. É sempre bom poder compartilhar conhecimento para o desenvolvimento da nossa cidade com outros gestores e profissionais, além de nos atualizarmos sobre a pauta municipalista”, pontuou.

Participação Especial – o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado de 15 ministros e dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara Federal, Arthur Lira, participou da solenidade de abertura do evento, nesta terça-feira (21), momento em que anunciou um pacote de benefícios às prefeituras brasileiras.

Lula se comprometeu ainda em atender as demandas das prefeituras quanto à desoneração dos municípios e ao pagamento dos precatórios e confirmou a alíquota de 8% paga ao INSS em 2024, via projeto de lei enviado ao Congresso Nacional. O Governo Federal apresentará novo prazo para pagamento de precatórios e dívidas previdenciárias, respeitando um teto máximo da RCL (Receita Corrente Líquida). Outro anúncio foi a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida para cidades com até 50 mil habitantes.

“Precisamos ter mais condições para oferecer serviços de qualidade à nossa população e promover o desenvolvimento das nossas cidades, e a marcha é um momento de diálogo que tem esse objetivo. É um privilégio representar nossa cidade num evento desse porte e mais ainda seguir discutindo o futuro, buscando melhorias e trabalhando por um futuro melhor para todos nós”, afirmou o secretário Juvenilson Passos, ao destacar a importância da participação de Sento-Sé na Marcha.

Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE