No Dia Nacional dos Povos Indígenas, celebrado na última sexta-feira, 19 de abril, a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), chama a atenção para o desenvolvimento de atividades, que buscam promover o conhecimento e valorizar a ancestralidade indígena dentro do cotidiano escolar.

Foi com base nessa proposta que os alunos 8° ano do Colégio Municipal Dep. Jayro Sento-Sé Modelo CPM de Gestão Compartilhada tiveram um dia de aula prática, neste dia 19 de abril, na Aldeia indígena da tribo Atikum, localizada no interior do município.

A iniciativa da realização da aula prática partiu do professor de história da unidade escolar, Ilanildo Pereira, que contou com o apoio de toda equipe pedagógica no planejamento. “Com essa aula os nossos alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina de uma tribo indígena, as suas danças e tradições religiosas, compreendendo, respeitando e valorizando o cotidiano dos verdadeiros donos da terra e toda sua ancestralidade”, pontuou o Professor Ilanildo Pereira de Oliveira.

Cerca de 60 estudantes participaram da aula. “Com essa aula pude vivenciar o culto dos índios aos seus deuses, que são muitos, suas danças nas danças, rituais e comidas típicas. Foi muito importante e positivo”, avaliou o estudante Jeozadaque Carvalho Nascimento

De acordo com o diretor do Colégio, Wellington Dias de Carvalho Júnior, o objetivo desse tipo de atividade é promover uma educação que valoriza a cultura e tradição. “Essa em específico trabalhou o reconhecimento da importância dos povos indígenas para o Brasil, mostrando in loco aos alunos como sua cultura e tradição está presente e influencia o nosso dia a dia, a nossa história”, destacou.

Ascom