Os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Juazeiro estão participando da avaliação diagnóstica do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A avaliação, promovida pelo Ministério da Educação e coordenada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), consiste em um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos nas áreas de Português e Matemática.

Em Juazeiro, cerca de 16,5 mil estudantes do 1º ao 5º ano realizarão a avaliação diagnóstica. “Estamos mobilizando todas as escolas da nossa rede para participar dessa avaliação que será realizada até o dia 12 de abril. Trata-se de um diagnóstico para o levantamento dos conhecimentos prévios das crianças, particularmente, no sentido da recomposição da aprendizagem, devido ao tempo de isolamento social da covid-19. Além disso, o processo também visa preparar os estudantes para as avaliações externas dos governos estadual e federal. Um compromisso da Seduc e da gestão Suzana Ramos com uma educação de qualidade”, pontuou o assessor pedagógico da Seduc, Salvador Alexandre.

O diagnóstico vai avaliar a escrita, a leitura, a fluência leitora e os conhecimentos matemáticos dos estudantes, a partir de dois processos: um teste impresso pela Seduc e aplicado nas unidades de ensino e um aplicativo disponibilizado pela plataforma do MEC, para verificar o nível de leitura dos alunos.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professora Guiomar Lustosa Rodrigues, Edineide Reis, explicou como funciona a avaliação. “As crianças são testadas em habilidades específicas de alfabetização, como o reconhecimento das letras, compreensão de textos simples, habilidades de decodificação, entre outras. A novidade do diagnóstico foram as provas de fluência, nas quais os alunos foram avaliados com tempo cronometrado”, explicou a coordenadora, informando que, na unidade escolar, 280 estudantes do 2º ao 5º foram avaliados.

Aluna do 5° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Professora Guiomar Lustosa Rodrigues, Esther Torres da Silva, 10 anos, não sentiu dificuldades para realizar a sua prova. “Eu gostei muito da avaliação, porque tinha muito texto nas questões e eu adoro ler. Eu acho que o meu resultado vai ser muito bom, já que eu não tive dificuldade para responder a prova”, disse confiante.

Os resultados das avaliações serão verificados com base em uma análise detalhada dos dados corrigidos e tabulados. Entre as informações analisadas, estão dados como forças e fraquezas dos estudantes e padrões de desempenho dos alunos em diferentes regiões do país, entre outros aspectos relevantes.

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

O compromisso proposto pelo Ministério da Educação e firmado com os municípios tem como objetivo subsidiar ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal para a promoção da alfabetização de todas as crianças do país. A expectativa é garantir 100% das crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, em conformidade com o Plano Municipal de Educação (PME).

Fonte: Agência Brasil