Essa segunda-feira (08) é marcada no calendário da saúde como o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer. Assim, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, reforça que o autocuidado é de suma importância para que doenças, como o câncer, não se manifestem. Entre os cuidados, as pessoas devem ficar atentas aos sinais e sintomas que o corpo manifeste fora do habitual. Além disso, é necessário manter em dia consultas e exames de rotina e manter hábitos saudáveis, equilibrando alimentação e prática de atividade física.

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para o triênio 2023-2025, se tornará comum, infelizmente, encontrar o primeiro tumor em 21 localidades do corpo, sendo eles: Cavidade oral, Esôfago, Estômago, Cólon e reto, Fígado e vias biliares intra-hepáticas, Pâncreas, Laringe, Traqueia, brônquio e pulmão, Melanoma maligno da pele, outras neoplasias malignas da pele, Mama feminina, Colo do útero, Corpo do útero, Ovário, Próstata, Bexiga, Sistema nervoso central, Glândula tireoide Linfoma de Hodgkin, Linfoma não Hodgkin e Leucemias.

Para o Brasil, a estimativa para o triênio de 2023 a 2025, de acordo com o INCA, é que serão diagnosticados 704 mil casos de câncer, 483 mil se excluídos os casos de câncer de pele não melanoma. Este é considerado o mais recorrente, com 220 mil casos novos (31,3%), seguido pelos cânceres de mama, com 74 mil (10,5%); próstata, com 72 mil (10,2%); cólon e reto, com 46 mil (6,5%); pulmão, com 32 mil (4,6%); e estômago, com 21 mil (3,1%) casos novos.

O câncer é a segunda doença que mais mata em todo o mundo, sendo responsável por cerca de 9,6 milhões de mortes por ano. No Brasil, o número de mortes ultrapassa os 200 mil por ano, sendo menor apenas pelas provocadas por doenças cardiovasculares, como infarto e derrame (AVC). Por isso a importância de manter hábitos saudáveis e uma rotina de cuidados com a saúde.