Com cerca de 58 mil estudantes matriculados na rede municipal, a educação de Petrolina tem acumulado diversos prêmios nos âmbitos nacional e estadual. E para continuar fortalecendo e ampliando o setor, o prefeito Simão Durando lançou, nesta terça-feira (2), mais um grande pacote de investimentos para a área no valor de R$ 150 milhões. O evento, que aconteceu no auditório do IF-Sertão PE, contou com a presença de centenas de profissionais da educação, lideranças, vereadores, além do deputado federal Fernando Filho e o ex-prefeito Miguel Coelho.

O plano de trabalho contempla diversas frentes, construções e ampliações de escolas, reformas e manutenções de prédios, climatização, criação de novos complexos esportivos, aquisição de laboratórios e equipamentos. Além de investimentos na infraestrutura, o programa visa a melhoria da aprendizagem em várias áreas de ensino. Esses investimentos viabilizam o aumento de vagas na rede pública, beneficiando diretamente toda a comunidade escolar, desde os alunos aos professores.

Atualmente, Petrolina conta com a maior rede pública de creches, sendo também referência em escolas em tempo integral do estado, além de possuir um dos maiores percentuais de salas de aula com climatização com 80% da rede. Um dos carros-chefes do programa de governo para melhorar a infraestrutura e o aprendizado na educação básica, a meta é climatizar todas as escolas e creches até o final de 2024. De acordo com Simão, os investimentos representam o compromisso da gestão municipal com a promoção da qualidade educacional para crianças, adolescentes e jovens.

“O investimento em educação é fundamental para fortalecer o acesso ao ensino. É possibilitar oportunidades de transformação. Desde 2017, Petrolina tem vivenciado uma verdadeira transformação na educação. Nós estamos colhendo frutos desses investimentos, através dos prêmios e resultados alcançados pela rede. Hoje, eu tenho orgulho de dizer que, nossa educação não perde para nenhuma rede privada, tanto em estrutura quanto no cuidado com os nossos estudantes. Estamos trazendo o que há de melhor em termos de educação e desenvolvimento infantil para toda a cidade, principalmente para as regiões que mais precisam, abrindo novas escolas e creches nos lugares com maiores necessidades. Então, investir em educação é garantir o futuro de Petrolina”, reforçou o prefeito.

Ações

O prefeito anunciou a construção de oito novas unidades de educação infantil nos bairros João de Deus; Colinas do Rio; Monsenhor Bernardino; Terras do Sul e nos Núcleos 01, 08 e 10 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho. Outra novidade é a abertura de uma CMEI para os filhos dos trabalhadores do comércio, localizado no centro e com o horário estendido até às 18h30.

Com um investimento de R$ 15 milhões, serão construídas duas escolas nas comunidades da Tapera, na área ribeirinha, e do bairro Padre Cicero. Para reforma e ampliação de prédios, foram contempladas nove escolas e creches nos bairros: Caatinguinha; KM-25; N-5; Pedrinhas; Uruas; Alto do Cocar; João de Deus; Terras da Liberdade e Água Viva. Além disso, serão construídas 56 novas salas de aula em diversas unidades.

O município também ganhará a construção de uma nova quadra coberta na Escola Eliete Araújo, e para finalizar, o gestor ainda anunciou a construção de uma Escola em Tempo Integral no Vale das Esmeraldas, a primeira do Nordeste com 13 salas e a aquisição de um novo ônibus escolar.