Agricultores que cultivam milho, pitaya, produtores de mel, artesãs paneleiras, sobremesas ligadas aos produtos e frutas da terra, verduras cultivadas sem o uso de agrotóxicos entre outros produtos, serão expostos em mais de 20 stands espalhados pela estrutura do evento, que também recebe instituições parcerias da Agricultura Familiar. Entre elas: C.T.R Capibaribe, Banco do Nordeste, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Prefeitura de Passira e Secretaria Municipal de Agricultura, Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA) entre outros.
“Fomentar o consumo de produtos ligados à agricultura familiar e divulgar tudo que os trabalhadores rurais tem desenvolvido em relação a plantação, artesanato e outros atividades é a maior missão do evento. Nosso propósito é se estabelecer no calendário turístico e econômico de Passira”, detalha Madalena Silva, presidenta do STR Passira.
A iniciativa também oferece ao público presente diversos serviços gratuitos ligados à saúde e bem-estar, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com aferição de pressão e glicose, orientações ligadas à prática de Atividade Física orientada por um Profissional de Educação Física e muito mais.
No prédio sede do STR, os trabalhadores e trabalhadoras rurais, também vão poder realizar diversos serviços administrativos em um mutirão de atendimento: Atualização da Carteira Sindical, emissão do CAF – Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, orientações jurídicas entre outros serviços.
SOBRE TERRA DO BORDADO MANUAL E DO MILHO
Passira, município de 427km2, tem sua economia assentada na Agricultura Familiar e Serviços. A cidade também é conhecida nacionalmente pelos saberes populares de seu povo. Entre das tradições está o manuseio do barro, que pelas mãos das Paneleiras de Tamanduá, comunidade rural do município, se transformam em belas panelas e tachos. O cultivo do milho, o Bordado Manual, as rezadeiras/benzedeiras e a Tradicional Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, também fazem parte da cultura passirense.
SERVIÇO:
Sexta-feira, 12 de Abril, das 8h às 16h
na sede do STR, Rua 1º de Maio, 103- Centro, Passira – PE
Entrada Gratuita