As produções culturais dos artistas sentoseenses aprovados nos editais da Lei Paulo Gustavo foram pagas pela Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Administração e sua Gerência de Cultura, com recursos provenientes de repasse do Ministério da Cultura – Governo Federal. Os pagamentos foram realizados nesta quinta-feira (15).
No total, 19 projetos foram contemplados no município, entre: música, documentário, curta metragem, videoclipe, oficina formativa, cinema, entre outros.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Gerência de Cultura de Sento-Sé, Ana Paula Almeida, os proponentes dos projetos têm até o final do mês de junho deste ano para concluírem a execução e até o final de julho para prestar contas. “Realizamos todos os pagamentos hoje e agora os proponentes iniciam a execução. Foram selecionados 21 projetos, mas somente 19 deles obedeceram ao que o edital exigia”, explica Ana Paula.
Os selecionados receberam os recursos, por meio de depósito bancário em suas contas pessoais para a execução dos projetos. “Sento-Sé é um berço cultural que vem passando esse legado através das suas gerações. É uma felicidade ter o meu projeto selecionado para que possamos mostrar a cultura do nosso povo, da nossa terra. Com o tema Samba e Cultura, onde pretendemos mostrar com a realização de um Sarau como o ritmo traz para nossa sociedade a conexão com a cultura, que vem unindo todo as gerações”, destaca Arthur Henrique Costa Santos, proponente do projeto selecionado ‘Sarau Samba e Cultura’.
Os editais – Sento-Sé publicou dois editais: Edital – 01/2023 para projetos de Audiovisual e o Edital – 02/2023 com foco nas Demais Áreas culturais.
Lei Paulo Gustavo – dispõe sobre ações emergenciais para o setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19. Estão previstos R$ 3,862 bilhões distribuídos para estados, municípios e Distrito Federal.
O valor destinado ao município de Sento-Sé é de pouco mais de R$ 385 mil para execução através de publicação de editais, chamamentos públicos e premiações e contemplam a produção audiovisual, fomento à produção, capacitação e qualificação do audiovisual e apoio às salas de cinema, demais áreas culturais, tais como teatro, circo, dança, artes visuais, artesanato, literatura, música, entre outros.
Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE