A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou na manhã desta quarta-feira (31) um encontro entre profissionais da saúde para dialogar e capacitar sobre temas relacionados à saúde mental. O treinamento encerrou a programação de eventos realizada, durante todo o mês de janeiro, pela Atenção Primária à Saúde, em alusão à campanha.

A capacitação foi ministrada pela gerente do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), Karoline Barros, que falou sobre a importância do autocuidado e explanou a respeito de ferramentas estratégicas que podem ser utilizadas no acolhimento dos pacientes. Estiveram presentes, além dos profissionais da Atenção Primária, servidores do Samu, Cerest, Caps e UPA.

A superintendente de Atenção Básica de Saúde, Pollyanna dos Santos Evangelista, explicou que o encontro é um momento de valorização dos servidores. “Estamos fornecendo ferramentas para que esses profissionais protejam a sua própria saúde mental. O profissional precisa estar bem mentalmente para acolher bem esse usuário que, muitas vezes, está em alguma situação de vulnerabilidade ou até irritabilidade, decorrente do próprio problema de saúde. Queremos que eles possam conduzir essas situações delicadas evitando conflitos e desgastes no ambiente de trabalho”, disse.

“O conceito de saúde mental traz uma perspectiva quase utópica, envolvendo estruturas coletivas e que são, muitas vezes, esquecidas por nós profissionais de saúde. Nossa formação nos direciona para o cuidado com o outro e, por vezes, deixamos o autocuidado de lado. São muitos fatores entrelaçados que precisamos compreender melhor como a inteligência emocional, resiliência, entre outros, podem nos ajudar a nos mantermos mentalmente sadios e, consequentemente, cuidar melhor de nossos pacientes”, comentou a  enfermeira e gerente de Unidade Básica de Saúde, Luana Albuquerque, que participou do curso.