Conforme relato veiculado no portal “A Língua” pelo blogueiro Cauby Fernandes, indica-se que o ex-prefeito Odacy Amorim está excluído das opções do Partido dos Trabalhadores (PT) como potencial pré-candidato à prefeitura de Petrolina nas eleições municipais deste ano.

Recomendo a leitura da publicação detalhada no blog do Cauby Fernandes para obter informações mais aprofundadas sobre o assunto:

No dia 5 de fevereiro, está marcada a reunião que vai decidir qual o nome que vai defender a bandeira do Partido dos Trabalhadores (PT) em Petrolina nas eleições de 2024. Os nomes que estão sobre a mesa petista são: Julianeli Tolentino, Aristóteles Cardona, Odacy Amorim e Gilmar Santos.

Vetores de Mágica De Latadelixo e mais imagens de Formato de Estrela – Formato de Estrela, Ilustração e Pintura, Lixo – iStockO PT de Petrolina jura que não, mas, segundo fontes da direção do partido em Recife, em conversa com esse blogueiro, afirma que tudo não passa de um jogo de cena para disfarçar o que a direção já decidiu: o nome do professor e ex-reitor da Univasf, Julianeli Tolentino como futuro candidato do PT à prefeitura da cidade.

O fato é que, assim acontecendo, a sigla perderá o maior expoente de suas fileiras no Vale do São Francisco que é Odacy Amorim.

Esse mesmo Odacy, quando Lula estava em prisão, foi a única voz que tomou coragem e foi para duas disputas desleais: na primeira, em 2016, ele obteve 25,41% dos votos válidos, ficando em 2º lugar na disputa. Na segunda, em 2020, em meio à pandemia, Lula o recrutou para fazer parte da fileira de candidatos que defenderiam a volta do ex-presidente ao poder. Miguel Coelho, com a popularidade em alta, com poder da máquina pública e ajuda do governo Bolsonaro, cravou uma vitória memorável, ficando com 76% dos votos válidos, deixando Odacy em 3º lugar naquela disputa. Odacy foi para o sacrifício.

Agora, com uma eleição aberta, onde não há nomes da família Coelho na disputa, onde tudo se iguala no quesito de fazer campanha, o PT decide que Odacy Amorim não serve mais aos propósitos do partido e vai descartá-lo.

Porém, vale lembrar que o vale para Francisco, vale para Chico e o partido poderá ver esse mesmo Odacy sendo candidato por outra legenda. E aí, o petrolinense vai realmente conhecer a força do Partido dos Trabalhadores na cidade. Não estamos querendo dizer que Odacy é melhor quadro do partido, calma! Porém, se levarmos em conta a história do PT em Petrolina, veremos que há uma tendência do petrolinense a sempre votar em Lula e não partido. Por isso, é que as votações para Lula são excepcionais na cidade.No entanto, quando se trata de vereadores e de prefeito, a figura muda de cor e a tendência do eleitor é de não votar nos quadros petistas. Difícil.

O PT de Petrolina, seus correlegionários e filiados vão trilhar um caminho que poderá ser ultrajante para um partido com essa envergadura. Voltamos a afirmar: o PT de Petrolina jura que não, mas, segundo fontes da direção do partido em Recife, em conversa com esse blogueiro, afirma que tudo não passa de um jogo de cena para disfarçar o que a direção já decidiu: o nome do professor e ex-reitor da Univasf, Julianeli Tolentino como futuro candidato do PT à prefeitura da cidade.

O fato é que, assim acontecendo, a sigla perderá o maior expoente de suas fileiras no Vale do São Francisco que é Odacy Amorim. Isso sim, é um verdadeiro jogo fétido: quem saírá no prejuizo é o PT de Pernambuco que vai com certeza perder o ex-prefeito Odacy Amorim.