Com o objetivo de cooperar com a segurança evitando roubos de veículos e outros tipos de violência, além de coibir o cometimento de infrações, a Secretaria Estadual das Cidades (SECID), por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran-PE realiza entre os dias 2 e 17 deste mês, mais um Curso de Formação de Agentes da Autoridade de Trânsito.
Com 100 horas aula, a iniciativa tem o objetivo de capacitar os alunos para desempenhar suas funções, pondo em prática a legislação de trânsito e zelando pelo bem-estar da população de forma a evitar o cometimento de excessos. 135 alunos participam da formação, que é dividida em três turmas de 45 alunos, com aulas no auditório do Detran-PE, auditório do Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTRAN e auditório da Cavalaria da Polícia Militar.
Na parte teórica são tratados o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), além de questões referentes a infrações, penalidades e medidas administrativas como recolhimento de documentos e remoção de veículos. Já na prática, que acontecerá no próximo dia 16, os alunos participarão de uma das três blitzs montadas em pontos da cidade, com o apoio da Unidade de Operações de Trânsito – DTFO, da Operação Lei Seca e do BPTRAN.
Segundo o diretor presidente do Órgão, Charles Ribeiro, a formação tem o proposito de contribuir para a qualificação de novos agentes de trânsito que irão atuar nas ruas, estradas e rodovias pernambucanas. “A qualificação e atualização são fundamentais em todas as profissões, não sendo diferente nessa categoria, que diariamente trabalha em prol da garantia da segurança do nosso trânsito e do cumprimento das leis, sempre pensando no bem comum da população”, destacou.
Nessas três turmas estão sendo capacitados alunos do Batalhão Integrado especializado – Biesp e do 1ª BPTRAN. Ao final do curso todos os alunos realizaram uma avaliação escrita e receberam certificados pela participação.