Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP arquivo

O vereador Professor Gilmar Santos, líder da bancada de oposição na Câmara Municipal de Petrolina, planeja apresentar na próxima sessão plenária o Requerimento 673/23, gerando expectativa de polêmica. O requerimento solicita à Agência Municipal de Meio Ambiente informações sobre o licenciamento ambiental e outros detalhes relacionados à construção da Orla III, projeto com investimento estimado em R$ 18,7 milhões.

No documento, o vereador questiona se a obra está em conformidade com o projeto de lei recentemente aprovado na Casa Plínio Amorim, que reduz a permissão para construções às margens do Rio São Francisco de 500 para 100 metros na Área de Proteção Permanente (APP). Além disso, Professor Gilmar busca informações sobre os equipamentos públicos planejados para beneficiar a população sem prejudicar o rio, a inclusão de algum equipamento cultural no projeto e se o Conselho Municipal do Meio Ambiente foi consultado sobre a Orla III.

O vereador já apresentou requerimentos semelhantes em áreas diversas, mas muitos deles foram barrados pelos demais vereadores. A expectativa agora é ver se esse novo pedido de informações será atendido pela gestão municipal.