Pela primeira vez, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão conquistou o “Selo Ouro” em transparência pública. Com o trabalho coordenado pela Controladoria Geral do Município (CGM), em parceria com demais órgãos da administração municipal, a terra das tabocas passou a integrar o seleto grupo dos municípios pernambucanos que alcançaram o nível ouro na avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).
Por muitos anos, Vitória de Santo Antão amargou as últimas colocações no ranking que avalia o acesso a dados e a prestação de contas à população (transparência). Em 2020, Vitória estava na 147ª colocação na transparência pública, entre os 184 municípios de Pernambuco. Contudo, a partir de 2021, a nova gestão passou a investir em medidas para fortalecer a transparência, a exemplo da contratação de empresa especializada para fornecimento de novo software, modernização do layout do portal, atualização diária dos dados informados pelas demais secretarias e órgãos, implantação da ouvidoria, do serviço de informação ao cidadão e da carta de serviços, dentre outras medidas, que resultaram na garantia de posição de destaque já em 2022.
O bom desempenho não foi motivo para descansar. Na verdade, os esforços foram ampliados e outras ações foram implementadas, o que proporcionou, pela primeira vez na história do município, a conquista do “Selo Ouro” em 2023.
Para o prefeito Paulo Roberto, a conquista do ‘Selo Ouro’ em transparência pública é o reflexo do comprometimento da gestão municipal em atender às demandas da população. “Desde o início do nosso governo, estabelecemos a transparência como pilar fundamental, e os esforços conjuntos com a Controladoria Geral do Município e demais órgãos resultaram nesse reconhecimento. Estamos comprometidos em manter esse padrão elevado e em continuar trabalhando para fornecer informações precisas e acessíveis aos cidadãos da Vitória de Santo Antão”, afirmou o prefeito.
Já Fernando Moura, controlador-geral do município, reitera que o zelo pela transparência sempre foi um dos objetivos centrais da atual gestão municipal.
“A administração Paulo Roberto sempre teve como meta prioritária, já delimitada em seu plano de governo, a busca pela transparência e a prestação de contas à população. Quando iniciamos o trabalho na Controladoria Geral do Município, estabelecemos como necessidade urgente a renovação do nosso portal, que estava completamente defasado e desatualizado, tanto em layout como em informações essenciais à clareza das contas municipais. Nessa missão, contamos com o excelente trabalho da equipe técnica da Controladoria, que vem se esforçando para cumprir as normativas legais e orientações emitidas pelos órgãos de controle externo, a exemplo do TCE e MPE.
“Essa conquista, que muito nos orgulha, é o resultado de um trabalho conjunto e transversal com as demais Secretarias e Órgãos municipais, no intuito de propiciar aos vitorienses informações precisas sobre a gestão municipal, de forma transparente”, finalizou o prefeito Paulo Roberto.