A Prefeitura de Sobradinho, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), está intensificando esforços em apoio a agricultura familiar no município através de mutirões de cadastramento. A medida tem como objetivo centralizar e otimizar o processo de inclusão dos agricultores em programas de apoio governamental.
No último dia 19 de outubro, uma ação foi realizada no Acampamento Ana Primavesi, resultando no cadastramento de 28 famílias locais. Estas famílias também foram integradas ao Programa Garantia Safra, uma iniciativa que visa assegurar condições mínimas de subsistência aos agricultores em casos de perda de safra.
O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, implementado pelo Governo Federal, é o principal meio de identificação e qualificação dos beneficiários da Política Nacional da Agricultura Familiar. Este cadastro é essencial para que os agricultores possam acessar diversas políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento de suas atividades.
A SEAMA destaca a importância do cadastramento e convida todos os agricultores, associados e produtores rurais interessados a se dirigirem à sede da secretaria, localizada no Bairro São Francisco, e procurar o departamento de Meio Ambiente. É necessário levar documentos pessoais e comprovantes de propriedade rural para efetuar o cadastro.
“O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar não é apenas um instrumento de identificação e qualificação, mas é a chave que abre as portas para inúmeras políticas públicas que objetivam o desenvolvimento e robustecimento deste setor, que é tão vital para a economia e sustentabilidade do nosso município. Com essa ação, estamos não apenas reconhecendo o papel fundamental do agricultor, mas também proporcionando a ele a dignidade e o respeito que merece. Quero agradecer ao Prefeito Cleivynho Sampaio, pelo seu compromisso na luta pelo fortalecimento dos agricultores de Sobradinho. Juntos, estamos construindo um futuro mais promissor para a agricultura familiar e para toda a população de Sobradinho,” declarou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jarques Canturil.
Ascom/PMS