A “Sexualidade em Tempos de Patologização” será o tema debatido nesta sexta-feira (06) e no sábado (07), no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O evento contará com a participação de uma representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a coordenadora do Coletivo Sexualidades e a coordenadora da Comissão de Sexualidade e Gênero do Conselho Regional de Psicologia (CRP).
Na sexta (06), o debate será aberto ao público em geral, a partir das 18h30, na sala 12 do bloco de aulas da instituição. Há 150 vagas disponíveis. Já no sábado (07), a discussão será restrita a estudantes e profissionais de Psicologia, a partir das 8h, na sala NT 03. Há 60 vagas disponíveis. Todos podem realizar a inscrição, que é gratuita, através do e-mail crppe.sertaosaofrancisco@crppe.org.br. É necessário informar nome completo e o número do CRP (no caso dos profissionais). Todos receberão certificado.
Durante o encontro, será abordada a decisão liminar do juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, do Distrito Federal, que acata o tratamento psicológico para a reversão sexual, contrariando a Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) de número 001/99, que estabelece as normas de atuação dos profissionais de psicologia em relação à orientação sexual.
Conforme consta no artigo 3 da resolução, “os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados”.
Por G1 Petrolina