O dia 26 de setembro foi escolhido para representar a luta da comunidade surda brasileira por ser a data da criação da primeira escola de surdos no Brasil. É uma data de reflexão e respeito aos direitos das pessoas surdas e sua luta pela inclusão na sociedade. Para marcar a data, a Prefeitura de Petrolina vai entregar cerca de 100 aparelhos auditivos nessa quinta-feira (28) aos pacientes acompanhados pelo Centro Auditivo.  

A surdez é a mais comum das deficiências sensoriais e pode ocorrer em todas as fases da vida. Ela pode ser causada por diversos fatores: hereditariedade, infecções pré-natais ou após o nascimento, traumatismos, doenças sistêmicas ou ainda o envelhecimento. Em Petrolina, a Secretaria de Saúde disponibiliza atendimento e acompanhamento com especialista pelo Centro Auditivo, e só nesse ano já foram entregues cerca de 700 aparelhos auditivos.  

Para o secretário de Saúde, João Luís Nogueira, é muito importante dar condições para essas pessoas se relacionarem com a sociedade. “Quando uma pessoa sofre um agravamento de perda auditiva e tem dificuldades de ouvir uma conversa, isso pode gerar um impacto psicológico muito grande. Estou empenhado junto com minha equipe e o prefeito Simão Durando em ofertar um time de profissionais capacitados e com atendimento humanizado que tenham como foco promover essa inclusão desse público, além de aumentar a oferta de aparelhos auditivos”, destaca.  

A população precisa estar atendas aos sintomas como sensações de entupimento do ouvido, abafamento de som, zumbidos, acompanhados da necessidade de aumentar o volume ou pedir para que se repita frases constantemente. Ao identificar um desses sinais, é necessário procurar as Unidades Básicas de Saúde mais próxima. Caso tenha necessidade, o profissional irá encaminhar o paciente para o especialista.