A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), iniciou nesta segunda-feira (14), mais um ciclo de formação continuada para cerca de 150 professores. O encontro, que acontece até sexta-feira (18), tem como objetivo preparar os professores para a utilização do material pedagógico destinado às turmas de 1º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com a diretora de Formação da Seduc, Ana Paula Granja, as formações visam ampliar o repertório dos educadores em sala de aula, além de fortalecer o seu contato com o material didático. “Nesse ciclo, dividimos os professores em seis turmas, cada uma com 8h de formação. O objetivo é reforçar a aproximação dos educadores com o material pedagógico de alfabetização ‘Novo Lendo Você Fica Sabendo’, da Aprender Editora, que é um instrumento mediador no processo de ensino aprendizagem das turmas de alfabetização”, disse Ana Paula, ressaltando que as formações fazem parte da rotina da rede municipal de ensino de Juazeiro.

Segundo o formador e representante da Aprender Editora no município, Valdemir Silva, o foco da formação são os textos multissemióticos, gêneros que circulam socialmente e envolvem, no mínimo, a linguagem verbal e a visual (fotos, textos, ilustrações, etc). “Essa é a nossa segunda formação e trouxemos uma temática específica para trabalhar com os professores, que são os textos multissemióticos. Textos que os estudantes têm contato lá fora, mas que a escola ainda não aproveita. Então, a proposta é que o professor comece a utilizar esses textos, que as crianças já utilizam, e tragam para a sala de aula, para que ele seja uma ferramenta que o aproxime dos estudantes e sirva para ampliar a aprendizagem”, explicou.

A professora Rosilene de Castro, da Escola Municipal Prefeito Aprígio Duarte, falou sobre os benefícios da formação para o trabalho em sala de aula. “Essa é a minha segunda formação e eu acho muito importante participar porque me ajuda bastante, esclarece dúvidas, temos acesso a muitos conteúdos que podemos dialogar com os colegas, além de conteúdos inovadores que nos apoiam em sala de aula”, relatou.