Foto: Arquivo/Codevasf
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) chega aos 49 anos e consolida sua expansão territorial, com ações que promovem qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico para 2.675 mil municípios, em 15 estados e no Distrito Federal. Nos últimos vinte anos, o aumento da área de atuação da empresa foi de 185%.
À época de sua criação, em 1974, a Codevasf atendia ao Vale do rio São Francisco, em cinco estados – Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. No decorrer dos anos, resultados positivos e realizações da empresa atraíram a atenção de outros estados, o que levou a ampliações de sua área de atuação.
“Os projetos e as atividades da Codevasf passaram a ser demandados em outras Unidades da Federação e a área de abrangência da Companhia hoje alcança mais de um terço do território nacional”, explica Marcelo Moreira, diretor-presidente da Companhia.
A expansão territorial teve início no ano 2000, com a inclusão da bacia hidrográfica do rio Parnaíba, no Piauí e no Maranhão. De lá pra cá, foram incluídas outras bacias hidrográficas e, consequentemente, outras Unidades da Federação. A mais recente lei de ampliação da área de atuação da empresa foi promulgada em 2020.
A Codevasf passou a atuar em 3,1 milhões de km², abarcando assim 36,6% do Território Brasileiro, nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.
“Com sua ampla abrangência, a Codevasf pode beneficiar uma população de até 89,5 milhões de pessoas com políticas públicas de desenvolvimento e contribuir para a redução das desigualdades regionais do País”, enfatiza Moreira. A atuação da empresa é caracterizada por ações de infraestrutura; suporte a atividades produtivas; preservação e recuperação do meio ambiente; obras de segurança hídrica; e iniciativas de desenvolvimento rural e urbano.
Modernização da gestão
Para consolidar a expansão, a Codevasf tem atualizado seus instrumentos de planejamento e execução de ações e modernizado ferramentas de gestão, com implantação e uso de novos sistemas e tecnologias. O objetivo é aprimorar a estrutura de gestão e governança da Companhia.
No campo do planejamento, a Área de Estratégia e Finanças da empresa destaca o desenvolvimento de dois grandes projetos no segundo semestre de 2023: o Codevasf 2030 (Planejamento Estratégico Institucional – PEI para os exercícios de 2024 a 2030) e o Codevasf+50 (retrospectiva dos 50 anos de atuação e análise de cenários e diretrizes até 2050).
Inovações nos processos de trabalho da Companhia estão sendo implementadas a partir da perspectiva do PEI Codevasf, a exemplo da modernização da estrutura de tecnologia da informação da empresa. Recentemente, o Conselho de Administração (Consad) da Companhia aprovou o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) e o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) para o quinquênio 2023 – 2027.
Como exemplo de modernização dos instrumentos de gestão está a implantação de novos sistemas e tecnologias, como o Sistema de Processo Eletrônico e-Codevasf e o Protocolo Digital – ferramenta online de atendimento aos cidadãos para envio eletrônico de documentos, solicitações e requerimentos, disponível 24 h por dia, 7 dias por semana.
“Tem sido contínuo o nosso empenho para ampliação e consolidação de investimentos em tecnologia e transformação digital. A implantação do sistema de tramitação de processos e-Codevasf é exemplo de medida que representou avanço para a segurança de informações, amadurecimento da estrutura tecnológica de governança e otimização de ações de controle”, conclui Moreira.
Ainda nesse contexto, sistemas desenvolvidos por órgãos de controle, como o Sistema de Análise de Orçamentos (SAO) e o Analisador de Licitações e Editais (Alice), encontram-se a serviço da Companhia em razão da existência de acordos de cooperação formalizados nos últimos anos.