Em sessão extraordinária, os vereadores da Câmara Municipal de Sento Sé, aprovaram nesta quarta-feira (05), o Projeto de Lei n° 503/2023, que autoriza a Prefeitura de Sento Sé a contratar um empréstimo no valor de R$ 45.000.000,00 (quarenta e cinco milhões de reais). O crédito solicitado pela prefeita do município, Ana Passos, será realizado junto a uma instituição financeira, com a garantia da União.

Dez vereadores votaram a favor da solicitação de empréstimo: André do Juquinha (Republicanos), Arthur de Renatinho (Republicanos), Eminho (Republicanos), Dr. Claudio (PT), Francelino Carvalho (PSD), Robinho de Zé de Donana (PSD), Edilson dos Bosco (PSD), Hailton da Pracinha (PSD), Wilson Pesqueira (PSD) e Denis Almeida (PSD). Os vereadores Eduardo Bacellar (PSDB) e Elyabe Barros (PSDB), ambos da oposição, não compareceram à votação. Conforme a legislação, o presidente da casa, Juliano Afonso, não vota. A autorização da solicitação de empréstimo foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da Câmara de Vereadores.

“Esse projeto foi aprovado por debaixo dos panos e sem avisar a população para que participasse da sessão extraordinária. Eu queria que tivéssemos um debate maior quanto às cláusulas do projeto, uma vez que ele cita áreas que não são essenciais, além disso o projeto não especificava quais obras serão feitas com o dinheiro, bem como uma estimativa do valor delas. São R$ 45 milhões para o município pagar sem um cronograma de obras e uma estimativa do que vai ser gasto”, disse  Daniel Santos, técnico em segurança do trabalho.

De acordo com a propositura, esse recurso deve ser destinado à requalificação e construção de ruas e avenidas, implantação de espaços de convivência, áreas de eventos, melhoria e reforma de prédios públicos, reforma do mercado municipal, implantação e melhoria nos sistemas de abastecimento de água e esgoto, e implantação de usinas solares fotovoltaicas, além de outras intervenções em infraestrutura e saneamento ambiental.

Texto: Lucas Lima – Sento Sé Notícias