Nesta quinta-feira (15) a Prefeitura de Sento Sé, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Esducação, toda a Rede de Proteção à Criança e Adolescente do município e a equipe do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) realizaram uma Blitz Educativa em alusão ao Dia D da Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil, o dia 12 de junho.

Os participantes saíram em carreata pelas ruas centrais da cidade, parando na praça central, onde foi iniciada a Blitz, que também foi para pontos no centro da cidade: Rua Theódulo Albuquerque e Rua Tenente Nelson Carvalho da Rocha.

De acordo com a coordenadora do Peti em Sento-Sé, Meire Lucia Carvalho, além da Blitz foi realizado também na área central da cidade panfletagem e colagem de cartazes para conscientização e mobilização de toda a população sobre o tema. “A realização da campanha nos dá a esperança de um amanhã melhor, pautado na prosperidade e respeito mútuo, protegendo as crianças e adolescentes que são sementes de esperança em nosso futuro. A nossa Prefeita Ana Passos, juntamente com os nossos secretários Jailson Rodrigues (Assistência Social) e Jeorge Ribeiro (Educação) buscam sempre fazer o melhor na proteção de nossas crianças e adolescentes”, afirmou Meire Lucia, destacando que durante todo o ano as ações são realizadas “e no mês de junho intensificamos devido ao Dia D”, finalizou a coordenadora.

A chefe do setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Adébora Almeida, participou do evento e pontuou sobre os efeitos do trabalho infantil na educação.  “Foi um momento muito importante para chamar a atenção de empresas, trabalhadores e sociedade em geral sobre os riscos que as crianças correm quando são submetidas ao trabalho, pois prejudica a sua saúde, a aprendizagem quando deixam de estudar para poder trabalhar além, de serem expostas à violência e assédio sexual”, avaliou Adébora.

A advogada do Creas, Yasmim Ribeiro Café Gomes dos Santos, também participou da mobilização e destacou a importância da realização do mesmo. “O evento foi muito relevante, pois foi reforçado para a população sobre a conscientização e existência de lei e órgãos que atuam na proteção à criança e ao adolescente. Infelizmente o trabalho infantil é uma triste realidade, que rouba a infância, muitas vezes exclui os menores da escola, traz danos à saúde, além de afetar demais outras áreas da vida da criança e adolescente”, destacou Yasmim.