Por Juliana Albuquerque
A Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação conta com uma equipe de servidores especializada na formação dos professores da rede básica de ensino. Inclusive, desde 2017, quando entrou em vigor a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), coube a essa equipe de especialistas desenvolver o Currículo Pernambuco a partir da nova BNCC, assim como promover a capacitação dos profissionais para trabalharem com base na nova política de ensino.
Por isso, causou estranheza um projeto da nova secretária executiva de Desenvolvimento da Secretaria de Educação (SEE), Tarcia Regina, batizado de “Conectar Saberes”, que circulou na última semana. Ele visa a contratação, com dispensa de licitação, de instituição especializada na prestação de serviços de planejamento, organização e realização de encontros formativos para professores da Educação Básica do Estado.
Ou seja, quer pagar pelo serviço profissional de fora mesmo com uma equipe de servidores especializada nessas formações à disposição que faz o mesmo trabalho sem custo adicional. Pela proposta, o objetivo é direcionar cerca de R$6 milhões do recurso do Programa de Apoio à implementação da Base Nacional Comum Curricular disponibilizado pelo MEC para essa finalidade ao longo dos próximos 20 meses.