Anunciados pelo prefeito Simão Durando na semana passada, os mutirões de cirurgias, consultas e exames especializadas foram iniciados em Petrolina neste final de semana. A ação, que conta com um investimento de R$ 6 milhões, tem o objetivo de reduzir as filas de espera pelos procedimentos de saúde.

No primeiro momento, foram realizadas 24 cirurgias de histerectomia e vesícula. Também foram atendidas cerca de 30 mulheres para a realização de consultas especializadas para cirurgias ginecológicas, além do agendamento de 20 cirurgias pediátricas.

O atendimento será intensificado nas próximas semanas. Através de convênios com hospitais e clínicas privadas, a prefeitura vai realizar em formato de mutirões diversos serviços, como cirurgias gerais, pediátricas, urológicas e ginecológicas. Também serão retomadas as cirurgias para pacientes que apresentam lábio leporino e fenda palatina.

“Estou muito feliz com o início desses atendimentos. Fiz questão de dar prioridade e celeridade nessas ações porque saúde é urgente. Nosso objetivo é adotar um modelo de atendimento humanizado, descentralizado e focado em reduzir o tempo de espera dos pacientes, ampliando também a possibilidade de salvar mais vidas. Não vamos medir esforços para cuidar da saúde da nossa gente”, finalizou o prefeito.

A dona de casa Franciene Nogueira, foi uma das primeiras pacientes a ser chamada e descreve com satisfação os atendimentos. “Eu só tenho a agradecer pela assistência que tive. Quando me ligaram dizendo que seria na sexta-feira a consulta com o ginecologista, eu fiquei bem feliz. Saí de casa foi cedo, e esperei com prazer por minha vez. Fui atendida por um médico atencioso, cuidadoso, ele solicitou alguns exames para a cirurgia, e eu só tenho a agradecer esse cuidado e atenção. Estão todos de parabéns”, concluiu.