O município de Juazeiro, no Norte da Bahia, tem vivenciado nos últimos dias, uma onda de violência. Somente entre o sábado (20) e a essa segunda-feira (22), seis homicídios e pelo menos cinco tentativas de homicídio foram registradas na cidade.
Diante da situação, o Portal Preto no Branco solicitou aos órgãos de seguranças posicionamentos sobre os casos de violência em Juazeiro.
Em resposta, a Polícia Militar, através de cinco unidades operacionais, informou que “realiza diariamente abordagens preventivas a pessoas e veículos e operações estratégicas na cidade de Juazeiro. As ações são baseadas em levantamento de dados pelas equipes do serviço de inteligência e com atenção especial ainda aos locais de maior incidência criminal. Além das Companhias Independentes, a cidade ainda conta com o apoio do Pelotão Motociclístico e das guarnições da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp Norte que reforçam a atividade operacional. Como resultado das ações preventivas e ostensivas, de janeiro a maio deste ano em Juazeiro a PM abordou 294 mil pessoas e 99 mil veículos, apreendeu 76 armas de fogo, recuperou 81 veículos, atendeu 165 ocorrências envolvendo drogas e prendeu em flagrante 368 pessoas. A PM ressalta que a população pode contribuir com o trabalho da polícia através do disque denúncia (181) ou acionar a viatura mais próxima através do 190”.
Já a Polícia Civil da Bahia informou ao PNB que “a Delegacia de Homicídios de Juazeiro está com equipes em campo, coletando informações com o objetivo de elucidar os crimes ocorridos. Os casos já têm as linhas de investigação definidas, que não podem ser divulgadas para não interferir nos levantamentos. Oitivas e diligências vem sendo realizadas, além de outras ações de inteligência”.
Violência
No sábado (20), três pessoas foram assassinadas em Juazeiro, entre elas um bebê de apenas 1 mês, identificado como John Everton da Silva Lacerda. Outras cinco pessoas sofreram tentativa de homicídio no mesmo dia.
Por volta das 13h do sábado, a jovem Ana Beatriz Reis Gomes da Silva foi assassinada a tiros no bairro Alto da Maravilha. Ela estava no banco do passageiro de um veículo quando foi atingida por disparos de arma de fogo. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
O condutor do veículo ficou ferido e foi socorrido para uma unidade hospitalar da região. Segundo informações da Polícia Civil ele era o alvo dos disparos.
De acordo com as informações, os acusados estavam em uma motocicleta e fugiram logo após o crime.
O crime está sendo investigado, mas até o momento ninguém foi preso.
Já por volta das 16h40, um homem identificado como Paulo Lourenço da Silva, 21 anos, foi assassinado na tarde deste sábado (20), no bairro Tabuleiro.
De acordo com informações, ele estava em sua residência quando foi atingido por disparos de arma de fogo.
Ainda não se sabe a motivação e autoria do crime.
Na noite do sábado, uma tragédia foi registrada no bairro Piranga 1. Segundo as informações, cinco pessoas que estavam em frente a uma residência de quando foram atingidas por disparos de arma de fogo.
O recém-nascido John Everton, está entre as vítimas. A criança chegou a ser socorrida por policiais militares e levada até a Unidade de Pronto Antendimento, mas não resistiu ao ferimento e foi a óbito.
Ainda de acordo com as informações preliminares, as outras vítimas seriam a mãe e o pai do bebê, outra mulher, e uma comerciante que vendia acarajé. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos mesmos.
Já na madrugada da segunda, um homicídio foi registrado no bairro Codevasf. De acordo com as informações, Josivaldo Souza da Silva, 28 anos, conhecido como ‘Ninho’, estava na Avenida Cristalina, quando foi atingido por disparos de arma de fogo.
A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. A Delegacia de Homicídios iniciou a investigação, mas até o momento não há informações sobre a autoria e a motivação.
Já na noite de segunda-feira, dois assassinatos ocorreram em Juazeiro.
No bairro Quidé, Jorge Ramos Leal, 32 anos, também foi morto a tiros. O crime ocorreu por volta das 17h40, na Rua das Pérolas.
Segundo as informações da Polícia Civil, ele estava em frente a residência em que morava quando foi atingido por disparos de arma de fogo. Os acusados estavam em uma motocicleta e fugiram logo após o crime.
No bairro Santo Antônio, próximo ao campo da Primeiro de Maio, um homem conhecido com Rafael Sancheles Ferreira de Souza, 32 anos, foi atingido por diversos disparos de arma de fogo. Segundo testemunhas, ele chegou a entrar numa residência para se esconder, mas foi alcançado pelos autores do crime e morreu no local.
Fonte: Redação PNB