A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), vai lançar neste sábado (20) o grupo terapêutico, um projeto da Diretoria de Diversidade, que tem como objetivo cuidar da saúde mental da população LGBTQIAP+. A ação integra a programação do Maio da Diversidade e é em alusão ao dia 17 de maio, data que celebra o Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia.
O lançamento será no Arco da Ponte a partir das 18h durante o evento “Ser Trans é um sucesso”. O grupo terapêutico é voltado para o público transexual, travesti, transgênero e não-binário.
De acordo com o responsável pelas Políticas Públicas da Diretoria de Diversidade, Andrey Anthonny Cruz, o “Ser Trans é um Sucesso” é um momento pensado para que o público transexual exponha suas demandas, como forma de dar visibilidade e legitimidade aos seus conflitos, demandas e conquistas. “Haverá ainda roda de conversa, palestra sobre os direitos da população transexual e travesti, karaokê com sorteio de brindes e DJs. Um momento de cuidado, confraternização, diversão e aprendizado”, destacou Andrey.
Mais programação
Ainda como parte da programação do Maio da Diversidade, do dia 23 haverá a cerimônia de lançamento do documentário “Diversidade juazeirense – colorindo a história” em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O documentário mostra a história do movimento LGBTQIAP+, os ganhos de direitos e políticas públicas. A exibição do documentário será no mês de junho. O lançamento será no Auditório da Sedes, das 8h às 12h.
No dia 25, a partir das 8h, serão ofertados serviços de saúde para o público LGBTQIAP+ na praça Imaculada Conceição. Entre os serviços estão atendimento odontológico na unidade móvel, testagem para IST’s, vacinação contra a Covid-19 e Influenza, aferição de pressão arterial e de glicemia, avaliação antropométrica, atendimento e orientação nutricional, auriculoterapia e orientação psicológica.
No dia 26 haverá mobilização com gestores escolares para enfrentamento à homofobia e transfobia na educação. A palestra será no auditório da Seduc, das 8h às 12h.