A odontologia é a área que estuda a saúde da boca, diagnosticando e tratando todas as doenças que fazem parte do sistema bucal. No entanto, o cirurgião dentista não cuida somente de um sorriso ou da cura de uma dor de dente, o cuidado vai muito além disso, principalmente nos casos que envolvem o atendimento a pacientes com necessidades especiais.

Em Petrolina, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), referência do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, tem realizado um atendimento inclusivo com pacientes que possuem algum tipo de deficiência e necessitem de atendimento humanizado e o acesso a um tratamento dentário adequado.

Para ser atendido no CEO, o paciente precisa ser encaminhado, após avaliação, por algum profissional da área na Unidade Básica de Saúde do seu bairro.

Mãe de dois filhos com deficiência mental que recebem acompanhamento e realizam tratamento no CEO, a dona de casa Damária Souza, elogia o atendimento dos profissionais não só aos pacientes, mas também aos seus familiares. “Meus filhos sempre tinham uma dor de dente, uma inflamação, mas precisavam de outros tratamentos e fomos encaminhados ao CEO. Agora posso dizer que eles estão ótimos. Não é barato estes tipos de tratamentos e minha filha passou por três especialistas diferentes e eu não teria condições de pagar particular. Lá sempre somos bem atendidos, os profissionais conversam bastante e nos explicam direitinho tudo”, destaca Damária Souza.

Para a diretora de Saúde Bucal, Roberta Teixeira, o CEO tem se destacado bastante, inclusive no cenário nacional, com aprovações de projetos em congressos e eventos e um dos fatores é justamente a humanização dos seus atendimentos. “Somos um centro de referência e nossa função é cuidar bem dos nossos pacientes para que retomem a autoestima. Nos casos de pacientes com deficiência, buscamos envolver a família, pois o apoio é muito importante na conscientização e na manutenção da saúde bucal para esses pacientes. Temos uma equipe de cirurgiões dentistas comprometidos em promover, além de um tratamento de qualidade,  o bem-estar de todos, com um atendimento humanizado e foco também em fatores emocionais individual e familiar”, enfatiza Roberta Teixeira.