A vitória da tucana Raquel Lyra para o governo do estado de Pernambuco, quebrou vários tabus, é a primeira mulher eleita para governar o estado, a primeira pessoa do interior a ganhar uma eleição de governo, e é a primeira chapa totalmente feminina a ser eleita em todo o Brasil, mas da pré campanha até se consagrar vitoriosa a tucana enfrentou muitas adversidades no seu caminho, e alguns personagens da política levantaram a bandeira de Raquel Lyra em todos os momentos, da adversidade até à vitória, Raquel tem fama de reconhecer os aliados de primeira hora, e nos bastidores todos já começam a se movimentar.
No sertão do estado, a primeira liderança política a declarar voto e apoio a Raquel Lyra foi o ex vereador Ismael Lira, ele que foi candidato a prefeito de Orocó em 2020, declarou voto em Raquel Lyra antes mesmo dela lançar sua pré candidatura ao governo do estado, com o passar do tempo, a deputado federal Marília Arraes decidi entrar na disputa pelo governo do estado pelo SOLIDARIEDADE, partido que Ismael Lira foi candidato a prefeito em 2020, mesmo com esse fato, e com a pressão partidária para Ismael migrar para o palanque de Marília, ele manteve firme o seu apoio à candidatura tucana.
Pela ligação política e pessoal que Ismael Lira criou com a governadora eleita, seu nome foi fortalecido para a eleição municipal de 2024, onde ele deve ser novamente candidato a prefeito. Agora eleita, Raquel Lyra deverá fortalecer suas bases e seus aliados de primeira hora, deverá levar Ismael para o PSDB, partido que preside a nível estadual, e fortalecer seu palanque em 2024.
Em Orocó, mesmo no segundo turno, o prefeito do município decidiu apoiar Marília Arraes, o que acaba contando como ponto positivo para Ismael Lira. Nos bastidores da política, já se comenta que a eleição municipal de Orocó, será uma das prioridades para Raquel Lyra.