om um trabalho de prevenção, a Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do SOS Abelha, está intensificando as ações de retiradas de enxames nos cemitérios da cidade. A ação visa proteger a população que estará presente, nesta quarta-feira (2), nos cemitérios da cidade. No decorrer deste ano, aproximadamente 380 enxames foram retirados de diversos pontos do município.

A remoção dos insetos é realizada pela equipe do SOS Abelha, grupo formado por profissionais que sabem os manejos para retirada dos enxames sem risco para quem passa pelo local e os moradores dos arredores. Esse trabalho é feito a partir dos chamados da população, a ação acontece sempre no período noturno, uma vez que neste horário as abelhas já retornaram para a colmeia.

De acordo com o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), Marcelo Gama, o trabalho é a continuação das ações de 2022. “O trabalho de retirada das colmeias na cidade acontece durante todo o ano, e em períodos específicos intensificamos as operações, a exemplo desta ação nos cemitérios. Sabemos do grande fluxo de pessoas nestes espaços no Dia de Finados, e por isso, fizemos uma intensificação na busca de enxames nesses locais. Tudo isso com o objetivo de evitarmos incidentes envolvendo esses insetos”, explicou.