A reunião contou com a presença da Diretoria do Sintraf, nas pessoas da presidente Isália Alves e da Secretária Eliete Ferreira, representantes dos assentamentos Sra. Ozaneide Gomes e das cooperativas Cleiton Medeiros, o Secretário de Educação Plinio Amorim, a Secretária Executiva de Alimentação Escolar Georgia Mourão, e a servidora Fabiana Possidio e o Deputado Estadual Antônio Coelho.
Na oportunidade, a presidente do SINTRAF Isália Damacena, solicitou da atual gestão celeridade no edital de chamada pública do PNAE junto a Seduc e ao gestor, pediu que sinalizasse um melhor preço nos produtos, considerando a alta dos preços dos produtos, sem contar com o preço dos combustíveis que impactam na logística de entrega, pedindo que o futuro edital possa contemplar essas variáveis.
Isalia destacou ainda que o prazo para o lançamento do chamamento do PAA está se esgotando, e a ausência do programa esse ano irá causar prejuízo tanto para as instituições recebedoras, quanto para os agricultores que deixarão de ter a possibilidade de escoar suas produções.
Continuando a pauta, a prescinde do Sintra fez referência ao evento EXPOPONTAL e levantou a necessidade de destacar uma equipe para verificar o assoreamento do Riacho Pontal, planejar medidas e execução de meios que ajudem as águas do riacho a correrem com maior fluidez.
Por sua vez, o prefeito Simão Durando, reafirmou o compromisso com a agricultura. “Estou muito satisfeito com essa reunião e reafirmo mais uma vez meu compromisso com vocês. Minha gestão vai priorizar cada vez mais a agricultura familiar e vocês podem contar comigo sempre”.
O Deputado Estadual Antônio Coelho, afirmou que a gestão do Prefeito Simão sempre tem priorizado investimentos na agricultura familiar que é de grande importância para a economia. Ainda assim, o Deputado Antônio, garantiu a implantação da fábrica de beneficiamento para frutas. “Vamos trabalhar juntos para que sejam captados mais valores agregados na construção de uma fábrica de polpa para o beneficiamento dos produtos dos agricultores, para escoar as produções em outras frentes e formas”.
Por fim, Isália reivindicou ao prefeito que fosse disponibilizado um espaço para que os agricultores possam comercializar/ expor os seus produtos no São Joao do Vale e o mesmo aceitou.
Ascom Sintraf