Os 4 vereadores da bancada de oposição em Dormentes, Chiquinho de Dodora (MDB), Corrinha da Saúde (MDB), Paulo Macedo (MDB) e Jacson Reis (PATRIOTA), fazem duras críticas e cobranças a gestão municipal de Dormentes, na pessoa da Senhora Prefeita Josimara Cavalcanti, sobre a questão dos transportes escolares.
Confiram
É lamentável a situação desde o ano passado (2021) quanto ao retorno as aulas. Linhas que não apareceram mais os responsáveis por elas, e a Secretaria de educação se virando com micro-ônibus, cobrindo a rota de dois e andando superlotado. Outros em péssimos estado de conservação, sem condições de transportar gente, e não transmitia nenhuma segurança e conforto para os alunos, e nem tranquilidade os pais. Mas, a desculpa da Secretaria e do chefe dos transportes escolares, era a Pandemia e uma tal licitação que nunca saiu.
Só lembrando que já em 2020, os transportes não rodaram por conta da Pandemia e não tiveram aulas presenciais.
Só que 2022 chegou com o calendário escolar programado para dar início as aulas normais, sendo que a questão dos transportes escolares continuava desorganizada, e do mesmo jeito. Primeiro as Escolas Estaduais, de responsabilidade do Governo Paulo Câmara, aliado da Prefeita, iniciou-se 15 dias antes das do município, mas não tinha transporte para muitas localidades. Cadê a parceria entre os aliados?
Depois daí, desde o início das aulas municipais, são muitas reclamações. Linhas sem transporte escolar por mais de 15 dias. Um exemplo foi da Escola Paulo Valentim, do Caldeirão, e regiões adjacentes. Os pais se manifestaram pela precariedade do veículo, e para ser resolvido, tiveram que ficar esperando por três semanas. Além de outros como Cal, Angico no Distrito de Lagoas, Assentamento Santa Teresa que desde de 2021, os alunos quase não tiverem o direito de frequentar a sua Escola João Malaquias em São Bento. Sem falar em outras mais próximas da sede, que os micro-ônibus do município, o conhecido amarelinho, andando superlotados, um só tendo que cobrir outra rota ou até mais, chegando atrasado meia hora ou 1 hora nas escolas, e a mesma coisa na volta para casa.
Podemos testemunhar e registrar micro-ônibus chegando na Escola Estadual Senador Nilo Coelho já superlotado de crianças e adolescentes em pé das escolas municipais, tentando agasalhar ainda mais estudantes. Mas, isso deve ser parceria, prefeitura de Dormentes, prefeita Josimara Cavalcanti ou Governo do Estado Paulo Câmara? Não importa se o aluno perca uma semana, 15 dias ou até mais a sem ir à escola, ou se chega atrasado e andando, uns por cima dos outros, superlotados? ”, destacaram a bancada da oposição.
“Procurei algumas vezes a Secretária de Educação, a Senhora Beniciana Santana. Embora entendo que mesmo com a sua capacidade em uma pasta tão grande e importante, talvez ela não tenha autonomia para resolver. Sabemos que têm também um secretário adjunto, responsável pelos os transportes escolares. Mas, é o Secretário de Governo e Gabinete que coordena tudo. Acredito que teria poder para ter resolvido a muito tempo essa problemática, com a Senhora Prefeita e seus auxiliares ” Disparou o líder da oposição, o Vereador Chiquinho de Dodora.