Crítico ferrenho ao governo Paulo Câmara do PSB, o ex-senador Armando Monteiro voltou a atacar administração socialista. Para Armando Monteiro, Pernambuco não conta hoje com uma agenda que prepare o Estado para os desafios do futuro, agravando ainda mais o seu desenvolvimento social e econômico, ao mesmo tempo em que precisa resolver problemas estruturais históricos.  “Nós precisamos de uma agenda para o futuro. Ainda estamos, em 2021, discutindo tapar buracos e universalizar a oferta de água. É preciso desenvolver competências novas. Estamos vivendo um mundo de transição energética e da inteligência artificial. Esses são os desafios para o futuro”, salienta.

O ex-senador falou sobre 2022 e volta a bater pesado no governo do Estado. “Nós temos os ambientes de infraestrutura, de tributação, das questões regulatórias. Por exemplo, quando você entra em Pernambuco, as estradas são as piores, em comparação aos vizinhos, como Ceará e Paraíba. A nossa malha viária se deteriora por falta de investimento. Pernambuco elevou muito também as taxas e custas judiciais. E ainda há a condição de pior lugar do País para se fazer negócios, segundo aponta estudo do Banco Mundial. Tudo isso se reflete no Custo Pernambuco, que ainda é impactado pelo Custo Brasil”, enfatizou.

Armando lembrou ainda que a situação fiscal do Estado não é fruto da qualidade gerencial do governo, e sim de uma série de outros fatores: “Houve transferências federais por conta da pandemia, a arrecadação foi turbinada pela inflação e não podemos esquecer que faz dois anos que suspenderam o reajuste dos salários do funcionalismo”.

Para o ex-senador, o importante é que o governo do Estado entenda a contribuição que o investimento público pode dar nessa hora em que há tantas incertezas da sustentação do nível de atividade econômica. “Nos últimos sete anos, Pernambuco investiu algo em torno 3% da receita corrente líquida. É muito pouco diante das necessidades. Esse nível não permite que você enfrente a depreciação da infraestrutura, e isso se reflete nesse número extraordinário de obras inacabadas”, destacou o ex-senador.

Ratificou a pré-candidatura

A vereadora de Petrolina (PE), Maria Elena (MDB) voltou a ratificar que está pré-candidata a deputada estadual nas eleições de 2022, a declaração foi feita no Programa Nossa Voz na Rádio Grande Rio FM.

Na disputa

Em Juazeiro no Norte da Bahia, o líder comunitário Edilson Teles (PL) está firme e forte na sua pré-candidatura a deputado estadual. Teles é oposição dura ao governo da prefeita Suzana Ramos (PSDB) que segundo o mesmo está de mal a pior. “Juazeiro vai de mal a pior é um governo fraco e que começou diluído”, disse Teles.

A guerra contra a covid-19

Em Santa Maria da Boa Vista, o avanço da vacinação contra a COVID-19 já vem refletindo nos boletins diários divulgados pela Prefeitura. O município está há mais de um mês sem registrar óbitos por coronavírus. Vale salientar que após a expedição do decreto municipal 062/2021, que estabeleceu a obrigatoriedade do passaporte vacinal, a cidade registrou uma ampliação significativa na procura pela imunização, resultando em um aumento de 50% no número de doses aplicadas.

Perguntar não ofende

Em que mês de 2022 a prefeita de Juazeiro (BA), Suzana Ramos (PSDB) vai anunciar a tão esperada reforma administrativa que a população aguarda?