Em discurso na Reunião Plenária desta quinta (14), a deputada Priscila Krause (DEM) questionou o Governo de Pernambuco por não aplicar em segurança pública mais de R$ 61 milhões repassados pela União ainda em 2020. A parlamentar solicitou uma audiência com o secretário estadual de Defesa Social, Humberto Freire, para entender por que o recurso está parado nas contas do Estado.
“Infelizmente, o Atlas da Violência de 2021 coloca Pernambuco como o nono Estado com a maior taxa de homicídios do Brasil. Diante dessa realidade, não podemos abrir mão dessas verbas”, afirmou. Segundo ela, o valor pode ser utilizado para construir e modernizar unidades policiais, adquirir materiais e veículos, investir em programas de inteligência e na capacitação de profissionais, entre outras ações.
Ainda de acordo com a democrata, os repasses da União foram feitos nos meses de junho, julho e dezembro de 2020. Entretanto, apenas R$ 6,1 milhões teriam sido gastos pelo Executivo Estadual. “Precisamos entender os entraves para empregar esse montante parado há tanto tempo nas contas do Governo e, se necessário, oferecer o apoio da Casa para a liberação. A princípio, não há justificativa plausível para não dispormos do recurso”, concluiu.