Um dos termos mais repetidos durante a pandemia tem sido “reinventar”. Nesse sentido, as Escolas da Rede Municipal de Ensino de Petrolina estão se reinventando a cada dia e buscando novos meios para se aproximar dos estudantes, principalmente no processo de alfabetização, que é a peça chave para o desenvolvimento social dos alunos. Ao aprender a ler e escrever, um mundo de possibilidades se abre para novas descobertas e sonhos. Por isso, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, valoriza e reforça os investimentos na formação educacional das mais de 10 mil crianças, jovens, adultos e idosos.
Nesta quarta-feira (8), data em que é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização, o Governo Municipal celebra com ações desenvolvidas nas Escolas da Rede Municipal que buscam potencializar o processo de formação dos alunos e recuperar parte da aprendizagem não alcançada em virtude da pandemia. Uma das ações que tem chamado a atenção dos estudantes em Petrolina é o projeto Pirlimpimpim, desenvolvido nas turmas do Ensino Fundamental- Anos Iniciais da Escola Municipal Professora Laurita Coelho Lêda Ferreira, localizada no bairro Vila Marcela. Através dessa iniciativa, estão sendo trabalhadas obras de Monteiro Lobato, visando estimular nos pequenos estudantes o gosto pela leitura.
Quando a ludicidade entra em cena, o processo de ensino-aprendizagem fica bem mais prazeroso, tanto para as crianças, quanto para os educadores, que embarcam em uma verdadeira viagem ao mundo das letras. O projeto “Pirlimpimpim” está dando uma grande oportunidade aos estudantes de vivenciarem experiências significativas, com a realização de atividades de arte, pintura, dança, teatro, música, além de uma rotina de leitura que foi estabelecida entre os alunos e suas famílias. A culminância do projeto será realizada no dia 11 de outubro com a socialização das práticas vivenciadas em sala de aula, exposição dos trabalhos, apresentação musical e premiação dos alunos leitores.
“Os atrasos de aprendizado causados pela pandemia podem demorar anos para serem revertidos, por isso torna-se urgente em nossa prática o reinventar. Investir em atividades de leitura é um caminho interessante para os anos iniciais, principalmente com o retorno das aulas presenciais que com certeza vai estimular ainda mais na criança o hábito de ler e produzir. Essa ludicidade tem um grande papel no desenvolvimento cognitivo e social do estudante, e ainda contribui na participação dos pais na vida escolar dos filhos”, destacou a coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Professora Laurita Coelho, Íris Costa.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.