O prefeito Miguel Coelho foi convidado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para participar de um evento, em São Paulo, sobre tecnologia e inovação para grandes cidades. O encontro ocorreu, na manhã desta quinta (02), e Petrolina foi um dos casos de sucesso apresentados para gestores de vários municípios.

Miguel falou sobre os projetos em andamento com parceria da prefeitura e a ABDI. Uma das iniciativas já em execução é o Centro de Comando e Controle de Operações para monitorar a área central de Petrolina. O sistema é composto também por semáforos inteligentes, câmeras para leitura facial entre outras tecnologias para melhorar a segurança e o trânsito. O município sertanejo também está em fase de implantação de uma área urbana com incentivos fiscais para empreendimentos com perfil inovador e de desenvolvimento de tecnologias.

Miguel defendeu a necessidade urgente das cidades investirem em inovação. Para o prefeito de Petrolina a tecnologia é fundamental para o desenvolvimento e oferta de melhores serviços públicos. “Precisamos usar a inovação para pensar em formas disruptivas de garantir mais eficiência e qualidade de vida para a população. Acreditem na tecnologia, na inovação, porque poderemos criar um serviço público de qualidade”, pontuou o prefeito.

O evento em São Paulo foi a 7ª edição do Connected Smart Cities & Mobility. No encontro foi lançado pela ABDI o guia Sandbox para cidades inteligentes. Petrolina foi o primeiro município do interior do Nordeste a ser incluído no projeto como um futuro modelo de cidade inteligente.