Do Blog da Folha
O presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho, deixou claro que sua intenção é construir a unidade do campo de oposição para as eleições de 2022. Apesar do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ter ingressado na sigla democrata com o objetivo de ser candidato ao Governo do Estado, o dirigente tem se mostrado prudente e feito observações em defesa da unidade e não da imposição de um projeto majoritário do seu partido para o próximo pleito.
Além de declarações neste sentido, Mendonça Filho também se dedica a fazer gestos nesta intenção. Tanto que se reuniu com o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), e o deputado federal André Ferreira (PSC). O gestor municipal é um dos nomes postos na oposição para disputar o Governo do Estado e também se mostra disposto a aglutinar a oposição em torno do seu nome.
“Os principais partidos da oposição apresentam para os pernambucanos nomes para liderar esse projeto e, nesse contexto, nós do Democratas de Pernambuco lançamos o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, como nosso pré-candidato. Trabalho para que as forças de oposição mantenham o diálogo e construam uma candidatura que represente essa união”, afirmou Mendonça, ao compartilhar o encontro em suas redes sociais.
Mendonça Filho e Anderson Ferreira possuem uma boa relação. O prefeito, inclusive, fez um gesto para Mendonça Filho quando o apoiou nas eleições para a Prefeitura do Recife em 2022. Já o PSC, de André Ferreira, lançou a candidatura própria do deputado estadual, Alberto Feitosa, neste pleito.
No discurso, a intenção da oposição neste ano é manter a unidade e não repetir os erros do passado. Contudo, há o temor de que projetos pessoais possam atrapalhar a construção de uma aliança única. Outro nome colocado para disputar o Governo do Estado em 2022, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), se reuniu com Anderson Ferreira na semana passada. A sintonia entre ambos, segundo aliados, é afinada. Nos bastidores, se comenta que não haveria dificuldade de um entendimento entre eles.