Agentes Comunitários de Saúde de Santa Cruz da venerada brigam por benefícios, parece algo recorrente na prefeitura de Santa Cruz da Venerada que recebeu os recursos do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica) e pelo que acompanhamos na última reunião de vereadores. Oportunidade em que foi aprovado um requerimento do vereador Carlos Romeiro solicitando informações a repeito do dinheiro.

Agentes comunitários de saúde fizeram presença na reunião, a fim de adubar a solicitação do vereador. Além disso ao ACS´s lutam por ajuste salarial, segundo Elka Costa o governo foi procurado, a categoria denunciou que não recebe a gratificação, ela conta que houve uma conversa, mas como a resposta não foi exata que não teve resposta exata e os agentes não ficaram satisfeitos.

“Esse programa não é uma coisa obrigatória, mas já que o município aderiu, ganha os agentes e ganha o município diante do rateio deste recurso, é do município de uma forma geral incluindo os profissionais. Eles se recusam a entender, a categoria vai seguindo firme em busca dos nossos direitos”, lamenta a ACS´.

O PMAQ – tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde. A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.

Segundo Elka, a prefeitura também não tem mantido o benefício da 14ª parcela, o chamado 14° salário e que número insuficiente de profissionais deixam algumas áreas descobertas. ( Grande Rio FM/foto).