As férias acabaram e todos já estavam ansiosos com a volta para as escolas. Mas, com a pandemia ainda presente em nossas vidas, o Brasil contínua dividido quanto ao retorno das aulas presenciais. Em meio à discussão, algumas cidades estão promovendo uma retomada gradual com rodízio de alunos, turmas reduzidas e medidas rígidas de higiene, e pais preocupados quanto aos cuidados das crianças, nesse período em que estiverem na escola.

Com esse retorno, o principal cuidado das escolas é o distanciamento social. O ideal é dois metros entre os alunos e os professores. Se a sala for pequena e não comportar a distância necessária, uma opção viável são as turmas presenciais reduzidas, nas quais parte dos alunos assistem às aulas na escola e a outra parte, em casa (O chamado Home School), intercalando durante a semana. Assim, tornando possível manter o distanciamento entre os estudantes que estiverem presentes.

Pensando nesse contexto, o Home Center Ferreira Costa resolveu dar dicas em como se preparar para esse retorno. A primeira dica é sempre disponibilizar álcool em gel 70% em todos os espaços da estrutura, especialmente nas salas de aula. A quantidade deve ser bem calculada quando a instituição for realizar a aquisição do recurso, pois ele não deve faltar nem mesmo por algumas horas.

Outra dica importante é a limpeza e desinfecção dos ambientes da escola, sobretudo das salas de aula. Sempre deve ocorrer após o uso dos espaços, e ser realizada tanto no chão quanto nas superfícies. É importante que sejam utilizados produtos capazes de matar o Coronavírus, como água sanitária, desinfetantes, limpadores multiuso com álcool e/ou cloro, álcool de limpeza líquido e claro, detergente e sabão. Atenção redobrada é o segredo para que tudo dê certo. Ter o habito de lavar as mãos com sabonete líquido também é indispensável, nesse momento de pandemia.

Além disso, a escola tem que disponibilizar tapetes sanitizantes em todas as estradas do local, além da entrada das salas de aula. Essa ação evita que os estudantes e colaboradores tragam o vírus da rua para o local na sola dos sapatos. É necessário também, a aferição de temperatura por termômetros infravermelhos. Eles são usados para identificar se a pessoa está com febre. As escolas devem adotar o recurso para realizar a medição diária da temperatura em alunos e colaboradores. O termômetro deve ter aprovação da Anvisa e estar sempre bem calibrado.

O uso obrigatório das máscaras por todos os alunos e colaboradores da escola também é recomendado. O ideal é que cada um traga máscaras extras para serem trocadas a cada três horas durante o período de permanência na escola. Também é possível encontrar na Ferreira Costa, porta-máscaras, onde, de um lado, tem a opção de colocar as máscaras limpas e do outro, as sujas.

A Ferreira Costa também aconselha sempre higienizar o ar-condicionado das salas de aula, caso não tenha como mudar para ventilador de parede, já que o ideal seria manter as janelas abertas, para que haja circulação de ar, o que ajuda a evitar a propagação do vírus.

Outra dica do Home Center são as fitas de demarcação. Alguns espaços da escola são de uso comum, como cantinas e/ou refeitórios, bibliotecas, entre outros. O ideal é que esses locais tenham uma demarcação para que os alunos consigam identificar visualmente a distância que eles devem manter do colega e dos colaboradores que estiverem no local.

E claro, por medidas sanitárias, é de extrema importância que tanto os alunos quanto os colaboradores não compartilhem objetos uns com os outros. As escolas aconselham levar a sua própria garrafinha de água, o álcool em gel 70% de bolso e os demais utensílios pessoais. Além da etiqueta respiratória, que consiste em não utilizar as mãos na hora de tossir ou espirrar. O ideal é o uso de um lenço, que deve ser descartado no lixo após o uso ou até mesmo a parte interna do braço, na área superior das mangas da roupa. Em ambos os casos, as mãos devem ser lavadas em seguida, sempre com sabonete líquido.

E quem tiver em dúvida em onde encontrar todos esses produtos citados nas dicas, tanto nas lojas físicas quanto no www.ferreiracosta.com, você encontra tudo para ter uma volta às aulas mais tranquila e atenta a prevenção do novo Coronavírus. Aliás, a procura referente a esses podutos teve um aumento de 15% no setor, e acreditamos que, com a volta às aulas, vai crescer ainda mais. Até porquê, nesse momento, cuidar de si é extremamente importante.